postado em 29/11/2010 11:13
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) inaugura nesta terça-feira (30/11) o Monumento Mirage F-103. Durante a solenidade haverá o descerramento da placa, intitulada "Campo Marechal Márcio de Souza Mello". A cerimônia terá início às 11h, na Base Aérea, localizada na BR-414, Km 04.O monumento consiste em uma aeronave desativada sobre uma base, e é uma homenagem dos atuais integrantes da BAAN aos pilotos que implantaram o já aposentado F-103 no Brasil. Os veteranos, conhecidos como "Dijon Boys" (Dijon é a cidade francesa onde foram treinados), utilizaram os Mirage F-103 durante 32 anos, participando das principais operações militares nesse período e formando um total de 223 pilotos em defesa aérea. Em 2005, todas essas aeronaves foram desativadas e substituídas pelos Mirage F-2000, mais moderno e com maior capacidade para armamentos.
História do Mirage F-103 no Brasil
As aeronaves Mirage F-103 foram escolhidas para equipar a primeira Unidade de interceptação na América do Sul, na cidade de Anápolis (GO), que realizaria a defesa da recém-transferida Capital Federal.
O Mirage F-103 realizou seu primeiro voo, na cidade francesa de Bordeaux, em 06 de março de 1972. Em maio do mesmo ano, embarcou para a França um grupo de oito brasileiros, experientes pilotos de caça. O grupo iniciou a fase de treinamento, na Base Aérea de Dijon, com a responsabilidade de receber, operar e transmitir a doutrina de utilização da nova aeronave aos outros pilotos a serem classificados na 1; Ala de defesa aérea.