Cidades

Hemocentro precisa de doações para garantir o estoque no final do ano

postado em 02/12/2010 12:28
Enquanto a maioria das pessoas espera pelas festas tradicionais de final de ano, outras aguardam para receber sangue que lhes garanta a sobrevivência. Por isso, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) pede ajuda para manter os estoques no nível necessário para atender a todos os hospitais da rede pública de saúde do Distrito Federal.

Como muita gente viaja de férias, as doações caem e fazem acender a luz de alerta na FHB, que precisa de todos os tipos sanguíneos, mas principalmente dos fatores negativos AB-, B- e O-. "Nós pedimos para que os viajantes passem aqui alguns dias antes de pegar a estrada e façam esse ato de cidadania. Nós precisamos de pelo menos 300 doações por dia para funcionarmos dentro da normalidade", explica a diretora da FHB, Maria de Fátima Brito.

O estudante de Direito Jorge Martins, de 23 anos, faz a parte dele e se orgulha da atitude. "Eu faço minhas doações regularmente de três em três meses desde que tinha 18 anos. Tenho certeza de que já ajudei algumas vidas, e se pudesse gostaria de saber quem recebeu o meu sangue só para poder dar um abraço", conta o estudante que já tem até carteirinha de fidelidade da FHB.

A FHB fica fechada apenas no de Natal e ano-novo, mas nos outros dias abre normalmente das 7h às 18h. Para fazer a doação, basta que o voluntário vá até o Setor Médico Hospitalar Norte (SMHN), Quadra 3, Conjunto "A", bloco 3, ao lado do Liberty Mall.

Algumas condições básicas para ser um doador:
; Gozar de boa saúde (avaliação médica no Hemocentro);
; Alimentar-se bem antes da doação (verificar abaixo, alimentação aconselhável);
; Não estar em uso de medicamentos;
; Ter entre 18 e 65 anos de idade;
; Pesar acima de 50 quilos;
; Apresentar carteira de identidade ou profissional ou habilitação ou passaporte;
; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
; Antes da doação não praticar exercícios físicos;
; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
; Caso tenha colocado piercing ou feito tatuagem, só poderá doar sangue após doze meses;
; No caso de ter realizado endoscopia, só poderá doar sangue após doze meses;
; Evitar fumar duas horas antes da doação.

Alimentação aconselhável antes da doação de sangue

No dia da doação pela manhã (das 7 às 12 horas) alimentar-se bem, evitando comidas gordurosas e derivados do leite (prefira leite desnatado ou de soja). Se a doação for no período da tarde, o doador deve tomar o café da manhã normalmente, e doar sangue duas horas após o almoço, que deve ser composto por carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão.

Mais informaões podem ser vistas no site da FHB: www.fhb.df.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação