Juliana Boechat
postado em 02/12/2010 13:33
O governador eleito do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), se reuniu com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, às 10h desta quinta-feira (2/12). A conversa foi rápida e teve como foco a resolução do problema da rede pública de saúde no DF, que está em crise. Agnelo pediu ao ministro mais recursos para 2011, para investimentos em várias áreas como no programa Saúde da Família, contratação de profissionais e entrega das Unidades de Pronto Atendimento em toda a cidade. No entanto, Agnelo não informou os valores pedidos e nem o efetivo de profissionais que devem ser contratados no próximo ano.
Outro assunto em pauta foi a situação do Entorno. A intenção é de que investimentos sejam feitos também na região para que haja um desafogamento no sistema do DF. "Resolver o problema da saúde apenas no DF não adianta. É preciso dar atenção ao Entorno, que está ligado diretamente com a gente", disse Agnelo. O ministro prometeu fazer um levantamento da situação para esboçar alguma solução.
Ainda para discutir sobre o tema, Agnelo se reuniu por volta do meio-dia com o governador eleito de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Foi o primeiro contato entre os dois depois da vitória nas eleições. Agnelo e Perillo querem abrir um canal de comunicação para discutir uma política integrada do Entorno. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos habitantes dos 22 municípios da região e reduzir a pressão sobre os seviços públicos do Distrito Federal.