Cidades

Detento foge após cortar cerca do Complexo Penitenciário da Papuda

Naira Trindade
postado em 04/12/2010 08:27

Um detento fugiu ontem por um buraco na grade de segurança do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em São Sebastião. Valdeir Montalvão da Silva, 28 anos, preso há 18 meses em regime semiaberto, trabalhava como jardineiro na área verde da prisão. Durante o expediente, o morador de Luziânia (GO), município goiano distante 66km de Brasília, aproveitou as ferramentas de poda para cortar a cerca. Às 13h de ontem, após um período de distração dos carcerários, o homem conseguiu escapar.

Policiais fizeram buscas em toda a área que envolve a Papuda. ;Ele utilizou as ferramentas para furar um local de difícil visão para os seguranças;, disse o diretor do Sistema Penitenciário do Distrito Federal (Sesipe), Adiel Teófilo. A suspeita é de que Valdeira tenha escapado entre as 12h30 e as 13h . ;O almoço dos presos foi servido entre as 11h30 e as 12h30 e ele estava presente.;

Valdeir Montalvão foi preso pela primeira vez em junho do ano passado, depois de cometer um furto simples, sem ameaça. ;Provavelmente ele responde por furto a residência ou em interior de veículos;, deduz Adiel Teófilo. O homem foi sentenciado a uma pena de 3 anos e meio. Em casos de penalidades mais brandas, como as com punição inferior a 4 anos de detenção, o juiz geralmente determina prisão inicial semiaberta, ;que significa que o preso pode ter acesso a áreas livres dos blocos;.

O buraco na grade está em uma área onde cerca de 25 detentos faziam plantio de árvores. ;Por trabalhar na jardinagem, o preso tinha acesso a todas as áreas livres;, frisou. A fuga de Valdeir surpreendeu as autoridades. Sem passagens anteriores e com histórico de bom comportamento, o homem possivelmente iria conquistar liberdade provisória em poucos meses e poderia ser transferido ao centro do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) para trabalhar durante o dia e apenas dormir no centro penitenciário provisório.

Até o fechamento desta edição, o detento não havia sido encontrado. ;As investigações vão apontar se houve negligência na fuga. No pátio do CDP há câmeras de segurança;, pontuou Teófilo. No início deste ano, um homem que atuava nos jardins fugiu da mesma forma. Em 2008, dois presos conseguiram escapar da área de segurança máxima e em 2007 quatro presos fugiram sem que ninguém desconfiasse de nada (ver memória). O secretário João Monetiro Neto, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, não se pronunciou sobre a fuga.

MEMÓRIA
Fugas recentes

Em setembro de 2008, dois homens conseguiram fugir de uma ala considerada de segurança máxima do Complexo Penitenciário da Papuda, repetindo a cena ocorrida em março de 2007, quando quatro presos acusados de roubo, furto e homicídio escaparam de madrugada do Centro de Detenção Provisória (CDP). A fuga ocorrida há quase quatro anos havia sido planejada por seis detentos que eram colegas de cela no Bloco 2 do CDP. A ação começou por volta das 3h. Dois presos foram capturados ainda no pátio do presídio e os demais conseguiram saltar a cerca. Cinquenta policiais participaram das buscas. O pátio do CDP possui câmeras de monitoramento, portões e guaritas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação