A onda de criminalidade que tomou conta de Santa Maria nas últimas duas semanas levou agentes policiais para as ruas atrás de foragidos da Justiça. Desde sábado, 14 pessoas ; entre elas dois adolescentes ; acabaram detidas por crimes cometidos no passado ou flagrantes. Titular da 33; Delegacia de Polícia (Santa Maria), Edison Viana de Oliveira, apresentou na manhã de ontem nove presos, fruto da operação conjunta entre policiais militares e civis. ;A intenção é reduzir a criminalidade;, disse.
Das prisões efetuadas ao longo da semana, cinco foram cumprimento de mandados judiciais e nenhum dos detidos entrou para primeira vez na sala do delegado. Reincidentes, os presos retornam às celas, após cometerem novas infrações em liberdade condicional. Na extensa lista de detidos, está o homem que usou um menino de 12 anos como escudo para se proteger dos tiros disparados por bandidos rivais. No sábado passado, Luiz Carlos Ribeiro, 33 anos, invadiu uma casa em Santa Maria ao perceber que era perseguido por dois homens. Aproveitou-se da inocência da criança que abria o portão para um coleguinha e a agarrou, mantendo-a presa contra o peito.
Os disparos da arma de Cristian Fernandes Pereira da Cruz, 18 anos, e do adolescente de 17, atingiram menino. Os dois presos entraram na listagem de detidos desta semana. Além disso, ontem, o delegado apresentou Heliélton Araújo Rodrigues, 24, Wesley Carlos Chagas Silva, 26, Renato Pereira Gonçalves, 26, Cleudimar Camargo da Silva, 23, e Gildásio Ribeiro Pereira, 32, presos ontem por infrações cometidas na madrugada. O último, segundo o delegado Edson Viana, apanhou um dos passageiros de um ônibus que tentou assaltar, às 4h de ontem, na DF-290.
Viana mostrou também Marcos André Gomes Assunção, 31, Thalisson Wesley de Alencar dos Santos, 18, e Rodrigo Pereira de Oliveira, 21, presos ao longo da semana. De acordo com o levantamento da polícia, foram tirados das ruas de Santa Maria suspeitos de tráfico de drogas, homicídio, latrocínio, estupro, furtos. Foi recuperado um veículo furtado e apreendidos revólveres calibre .38. No reforço da operação para reduzir o índice de violência, um helicóptero sobrevoou a cidade ontem. ;Boa parte dos crimes está relacionada ao tráfico de drogas, porque o usuário precisa manter o vício. A polícia está se empenhando para diminuir a criminalidade;, disse o delegadochefe Edson Viana.