Os 29.496 alunos do primeiro ano do ensino médio que farão hoje a prova do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília vão conhecer as novidades que o exame traz nesta edição de 2010. Para eles, escrever bem será ainda mais importante a partir de agora. Quem participar da primeira etapa passará por novos critérios de avaliação para as questões discursivas (tipo D), que ganharam nota de corte, e a redação, que passa a ter maior argumento para aprovação, passando de 3 para 4 pontos. As mudanças são válidas apenas para alunos que fazem a primeira etapa hoje. A segunda e a terceira etapas do PAS continuarão a seguir a mesma estrutura das provas anteriores, de acordo com os editais publicados nos anos de abertura de cada fase. No total, 64.144 alunos estão inscritos para as três etapas da seleção neste fim de semana em Brasília.
Paulo Portela, coordenador acadêmico do Cespe, explica que os estudantes que fazem a primeira etapa devem ir preparados para dar atenção especial às questões do tipo D, aquelas em que o aluno deve responder de forma discursiva, explicativa e analítica ao enunciado, com apoio de texto, diagramas ou desenho. ;As mudanças já começam a valer amanhã (hoje);, ressalta. Segundo o professor, esse tipo de questão passa a ter nota de corte nesta edição. Ao fim das três etapas, o jovem deverá alcançar o mínimo de 20% da pontuação máxima que pode ser obtida no conjunto desses itens.
A outra mudança para os estreantes diz respeito à redação, feita por eles apenas na terceira etapa, em 2012. O aumento da nota de corte já preocupa os candidatos que começaram a se preparar este ano. Nas escolas e nos cursos preparatórios, o ritmo de estudos foi intenso para que todos ficassem afinados com o novo formato. ;Realizamos simulados de redação todos os semestres, além dos exercícios feitos em sala. Praticar desde o início do ano foi muito bom para me dar mais segurança;, afirma Ana Paula Borges, 16 anos, aluna do 1; ano. ;Posso afirmar que as questões tipo D e a redação se tornaram aliadas, vão me ajudar a elevar minha nota;, diz a jovem, que pretende cursar medicina.
Para Armindo Jreige, 15, anos buscar melhor desempenho nas questões discursivas desde o início será importante para aqueles que se preparam para a redação na última etapa. ;Todos deveriam fazer essa prova como se quisessem passar nos cursos mais disputados, mesmo que ainda não saibam o que querem cursar. Isso ajuda a chegar à terceira etapa menos desesperado e com notas melhores. E claro, assim a redação não vai ser um monstro;, explica.
Caneta na mão
O consultor de português do Colégio Mackenzie de Brasília, Ênio César de Moraes Fontes, explica que o maior segredo para se dar bem em questões que exigem maior interpretação e elaboração de textos é o treino. ;Escrever sempre que possível, sobre aquilo que gosta, é aconselhável ao candidato que começa o PAS este ano. Não precisa ser nada complexo. O importante é manter as ideias em trânsito e treinar sempre;, diz.
Jadde Lima, 17 anos, aluna do 3; ano, fará a redação da terceira etapa do PAS este ano. Ela está confiante. ;Meu ponto forte é a redação. Gosto de ler, acompanho sites de notícias, jornais televisivos e revistas. Acho que isso é muito importante para o candidato mostrar que tem capacidade de defender uma ideia, argumentar, já que esse é o principal objetivo do PAS;, explica. A jovem escreve periodicamente em um blog e diz que isso a ajuda com a prática da redação. ;Mesmo quem acha que não gosta de escrever vai descobrir (na internet) uma forma de se exercitar de uma forma gostosa;, dá a dica.
Organizando as ideias
O maior segredo é o preparo anterior à prova e o planejamento na hora de escrever. O candidato deve ter muito cuidado ao ler os enunciados. ;Sempre aconselho meus alunos a ler as questões discursivas e o enunciado da redação antes de começar a prova. Muitas dicas são dadas durante o exame sobre o tema, e mesmo que o aluno não o domine, pode escrever com eficiência se ler bem e com calma;, explica o professor Ênio César. Como a redação não passará de 30 linhas, não caberão múltiplos argumentos no texto. Ênio diz que maioria dos candidatos prefere estabelecer dois ou três. ;Esse planejamento é essencial para que se mantenha uma boa linha de raciocínio, a coerência e coesão do texto;, aconselha.