A aplicação da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), realizada ontem, terminou com 12,2% de abstenção. Dos quase 30 mil inscritos, pelo menos 3,6 mil deixaram de fazer a prova, por desistência ou atraso. Em 2009, 6 mil não compareceram à etapa inicial. Os portões foram fechados, pontualmente, às 13h. Neste domingo, quando os estudantes fazem a segunda e a terceira etapas, o horário limite de chegada é o mesmo.
A divulgação do gabarito oficial está prevista para quarta-feira, no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), o www.cespe.unb.br. O resultado sai em 31 de janeiro de 2011. Os cursos mais disputados são medicina (26 por vaga), nutrição (17,75), direito diurno (16,50), engenharia civil (16,35) e psicologia (15,76).
Ontem, o clima na porta das escolas era de tensão. A maioria dos candidatos chegou cedo, para evitar transtornos. Foi o que fez Ana Carolina Damasceno, 15 anos, que saiu de São Sebastião, onde mora, por volta das 11h. Aluna do colégio Notredame, ao meio-dia ela já estava no La Salle, na Asa Sul. ;Desde o primeiro dia do ano os professores falam sobre a importância do PAS. O que me preocupa são as questões abertas (discursivas), geralmente mais difíceis;, contou Ana Carolina.
Na tentativa de garantir o acesso à UnB, Gabriel Firmino Ferreira, 15 anos, também de São Sebastião, matriculou-se em um cursinho pré-vestibular. Estudou de segunda-feira a sábado, desde janeiro. ;Tudo isso por conta, principalmente, das questões abertas;, explicou o adolescente.
A preocupação faz sentido. A partir deste ano, os estudantes estão sendo submetidos a novos critérios de avaliação nas questões discursivas, as chamadas tipo D ou, popularmente, abertas. Elas ganharam nota de corte e vão eliminar os candidatos que não alcançarem rendimento mínimo de 20%.
Outra mudança ocorreu na redação, para os candidatos que iniciaram ontem o processo de avaliação, fazendo as provas da primeira etapa . O grupo só fará o teste ; que integra a terceira etapa ; em 2012, já sob novos critérios. A redação passará a ter maior argumento para aprovação, passando de três para quatro pontos. Para quem já está na segunda ou na terceira etapa, porém, não há alteração.
Sono perdido
Houve quem perdesse o sono por conta da prova. ;Estou com muito medo. É o meu futuro em jogo. Não consegui dormir direito. Meu irmão passou pelo PAS, então, aumenta a pressão;, desabafou Izabelle Oliveira, 16 anos, moradora da Octogonal. Ela fez a primeira etapa no Centro de Ensino Médio Setor Oeste, na 912/913 Sul.
A segunda e a terceira etapas do PAS continuam com a mesma estrutura das provas aplicadas em anos anteriores, de acordo com os editais. No total, 64.144 alunos se inscreveram para os três testes. Hoje, a recomendação é que o estudante chegue com uma hora de antecedência.
É preciso levar documento de identidade com foto, comprovante de inscrição e caneta esferográfica preta fabricada em material transparente. Os candidatos inscritos na terceira etapa vão disputar 1.999 vagas, distribuídas em 93 cursos oferecidos pela UnB para o 1; semestre de 2011. São 108 vagas a mais do que as disponibilizadas na edição passada. Um novo curso também será oferecido no câmpus Darcy Ribeiro: biotecnologia, com 20 vagas reservadas para os aprovados no PAS.
Para evitar problemas, Betina Vieira, 16 anos, que veio de Goiânia para concluir a terceira etapa do PAS, esteve no local de prova na véspera do exame só para aprender o caminho. ;Assim me mantenho tranquila. Escolhi medicina e não quero correr o risco de me atrasar;, justificou.
Locais de prova
; Consulte nos sites ww.correiobraziliense.com.br/ euestudante e www.cespe.unb.br/pas. É preciso informar o CPF e a senha do candidato.
Informações: Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h: 3448-0100.
Entenda o PAS
; O PAS é dividido em três etapas. Em cada ano do ensino médio (1;, 2; e 3;), o candidato à UnB faz uma prova. Os testes incluem questões de todas as disciplinas estudadas em sala de aula. Assim, o aluno acumula pontos. Somente no fim do processo, o estudante escolhe o curso no qual gostaria de se matricular. A redação é feita somente na última fase.
Com a cabeça na redação
A redação é uma das maiores preocupações de quem vai fazer a última etapa da avaliação seriada, que tem peso maior entre as notas. O texto deve ser objetivo e se estender por, no máximo, 30 linhas. Confira outras dicas.
Planejamento
* Leia o tema da redação três vezes, para compreendê-la.
* Depois de especificar a ideia que tem em mente, certifique-se de que ela se relaciona diretamente com o tema.
Estrutura do texto
* Um texto dissertativo é formado por introdução, desenvolvimento e conclusão. Tudo isso deve caber em 30 linhas.
* Introdução: Anuncie o assunto ao leitor. Comece com uma frase interessante.
* Desenvolvimento: Mostre seus argumentos. Dê o recado com simplicidade, coesão e clareza. Cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia.
* Conclusão: Encerro o assunto com charme. Acabar bem é tão importante quanto começar bem.
Vale lembrar
* Na dúvida, entre duas palavras escolha sempre a mais curta. Entre duas curtas, a mais simples.
* Frases curtas deixam o texto mais claro. Elimine palavras ou expressões desnecessárias. Artigos indefinidos, pronomes possessivos e adjetivos são candidatos à tesoura.
* Fuja do advérbio não. Use linguagem positiva. Exemplo: Não chegar na hora é chegar atrasado.
* Evite rimas, repetições de sons iguais, chavões e clichês.
* Livre-se do pronome possessivo de terceira pessoa. Seu e sua tornam o enunciado ambíguo.
* Passa longe do ; à medida em que;. À medida que = à proporção que. Na medida em que = porque, tendo em vista.
Fonte: Redação para concursos e vestibulares ; Passo a passo, de Dad Squarisi e Célia Curto. Editora Contexto. Ano: 2009.