postado em 05/12/2010 22:00
Mais de 12 mil alunos do terceiro ano do ensino médio participaram, na tarde deste domingo (5/12), da última fase do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) um único tipo de prova, com 130 itens divididos em Parte 1 - composta por línguas estrangeiras (inglês, espanhol ou francês) - e Parte 2, que abrange matemática, física, química, biologia, história, geografia, língua portuguesa, artes visuais, artes cênicas, música, filosofia e sociologia.O Cespe deve divulgar o gabarito preliminar oficial na próxima quarta-feira (8/12), após às 14h, no site www.cespe.unb.br. Mas, a convite do Eu, Estudante, a equipe de professores do Pódion Colégio e Curso elaborou o gabarito e comentou as provas. Confira a seguir.
COMENTÁRIOS DOS PROFESSORES
Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação
A prova, como lhe é peculiar, exigiu do candidato habilidade interpretativa, bem como capacidade de interrelacionamento das informações contidas nos itens e nos textos com outros assuntos.
Do ponto de vista gramatical, abordaram-se conteúdos gramaticais, não do ponto de vista classificatório, mas da perspectiva da sua interpretação semântica e/ou discursivo-textual.
Também, nessa prova, o candidato teve de demonstrar conhecimento quanto a aspectos sociolinguísticos, relativos à variação linguística.
Os itens de literatura brasileira exigiram do candidato conhecimento da obra Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, bem como capacidade interpretativa diante de fragmento do poema Nosso tempo, de Carlos Drummond de Andrade, num misto de interpretação e gramática do texto.
Dissertação foi a modalidade discursiva da redação, cujo tema, como é comum nas provas da UnB, foi de natureza e de interpretação subjetivas (Música: forma de comunicação e socialização que exige a constante aprendizagem de ouvir com ouvidos livres.). Foram apresentados textos motivadores, que abordavam a questão sociocomunicativa, suscitada por eles e pertinente ao texto.
Língua inglesa
Apesar da questão 10 ter sido um pouco confusa, a avaliação ficou muito boa, principalmente pela abordagem de sufixos. As estruturas gramaticais, como simple past, modal verbs, prepositions, presente perfect e simple past foram muito bem abordados.
Língua espanhola
Neste ano, podemos afirmar que a 3; estapa do PAS foi bastante complicada. Embora curtos, os três textos apresentaram vocabulário denso. Cabe ressaltar que as figuras não eram esclarecedoras para a compreensão do item 10.
Biologia
Embora reconheçamos a dificuldade do CESPE em tornar a avaliação dotada de um
conteúdo mais abrangente, deve-se ressaltar a qualidade das questões propostas.
Houve uma falha de revisão no comando da questão 46, na qual afirma-se que B é
epistático sobre B, embora para o bom conhecedor de genética este fato não viria a implicar
na resolução da questão. Enfim, parabenizamos ao CESPE pela qualificação da prova.
Artes
A prova da 3; etapa apresentou grande subjetividade, além de que os
textos dão pouca ou nenhuma referência para a resolução dos itens. De forma geral, a sensação que as provas passam é de que os examinadores desconsideram a importância dos objetos de conhecimento, o que prejudica o processo de um ano inteiro
nas escolas.
Geografia
Bastante abrangente e de nível de elaboração adequada ao conteúdo do terceiro ano.
Muitas vezes, geografia, história, biologia e sociologia se fundem em determinados conteúdos. Contudo, o número de itens ainda é reduzido no que se refere à geografia.
Matemática
A prova de matemática do PAS III ; subprograma 2008 ; foi uma grata surpresa. Apresentou itens claros e coerentes com a contextualização e itens sem contextualização.
Grande parte do conteúdo trabalhado em sala de aula foi contemplado, privilegiando o bom aluno. Vale ressaltar a qualidade dos itens de geometria analítica, tão carente em provas
anteriores.
Física
A prova teve uma abordagem satisfatória com questões bastante similares às trabalhadas em sala de aula e nos livros didáticos. Eletromagnetismo foi o assunto dominante, com questões variadas. Infelizmente, parte do conteúdo não foi abordado, como Eletrodinâmica.
Já a Física Moderna foi mencionada apenas em um item, sendo que este não avaliou o conhecimento acerca da própria Física Moderna, mas sim exigia que o candidato soubesse a relação entre as massas do próton e do elétron.
Filosofia e Sociologia
A prova da 3; etapa, dentre todas, foi a mais difícil. O candidato, além de ter o domínio de certos conteúdos básicos ; impessoalidade ontológica heideggeriana, vontade de potência de Nietzsche, ideologia e regimes totalitários sob uma perspectiva marxista ;, teve que se deparar com conteúdos relembrados ; a teoria mimética da arte de Platão, por exemplo ; ou com teorias, cujo aprendizado fora exigido na hora ; como o conceito da religião estática de Henri Bergson.
Já no que tange à Sociologia, não houve a exigência de um conhecimento tão técnico do conteúdo, mas a capacidade de análise crítica e uso de certos conceitos básicos e fundamentais ao estudo sociológico contemporâneo ; globalização, indústria cultural, sociedade de massa e mídia, ideologia e organização sociopolítica.
Em ambas as matérias foi notória a contextualização com Artes, Geografia, História, Biologia e Literatura. Contudo, houve falta de clareza em alguns conceitos usados, como mídia e oferendas, uma vez que os textos de apoio não faziam menção a tais definições, mas apenas apresentavam relações destes termos com conteúdos mais gerais ; como globalização e religião. Por fim, a prova do PAS III foi boa e com bom nível de exigência.
Música
Na terceira etapa foram problematizadas habilidades interdisciplinares de grande importância para a área musical. As questões abordaram temas relevantes e atuais para a produção artística contemporânea e para o jovem e sua prática cultural. No entanto, a interpretação de texto e a relação sociológica e filosófica predominaram para o julgamento do item, estando o conhecimento musical à tangente do problema abordado. Não se pode deixar de parabenizar o tema da redação que, além de fortalecer a música dentro do PAS, abordou de forma consciente a presença da prática musical no cotidiano do jovem e questionou suas escolhas musicais, tanto no âmbito sonoro como social.
Química
;Questões fáceis e medianas;. Assim o candidato do PAS ; 3; Etapa classificará a parte de Química dessa prova. Também comentará sua ;grande abrangência;. Mas dirá que teve ;muita Química Orgânica;.
Esses comentários dos candidatos descrevem a ;cara da prova;. Mais de 50 % das questões de Química foram de Orgânica. Desde a identificação de funções orgânicas, passando pelas propriedades físicas e químicas, e nomenclatura dessas substâncias até as reações de polimerização. As reações orgânicas tradicionalmente presentes na avaliação da terceira etapa não foram privilegiadas, dando lugar às questões mais genéricas.
Quanto à parte da Físico-Química, o que pesou foi o conteúdo de equilíbrio iônico, suas características e consequências. Assuntos como cinética e propriedades coligativas não foram questionados. Isso, porém, não desmereceu a prova, bem elaborada e multidisciplinar. A relação entre a Física e a Química ficou bem evidente quando o examinador relaciona questões de eletromagnetismo com o equilíbrio iônico de uma solução-tampão.
A questão tipo B relacionou conteúdos diversos, como soluções, estequiometria e reação de ácido com base, princípios de titulação, mas que poderia ser resolvida sem esse argumento.
No geral, a prova de Química foi muito interessante. A banca examinadora do CESPE está mais uma vez de parabéns, e provavelmente terá selecionado os melhores candidatos para compor o quadro discente da UnB.