Cidades

Confira o gabarito da 2ª etapa e comentários de professores sobre a prova

postado em 05/12/2010 23:49
Cerca de 22.300 estudantes fizeram as provas da segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília neste domingo. Os alunos do segundo ano do ensino médio responderam a 125 itens, divididos em Parte I, cujas questões eram de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), e Parte II, que reunia conteúdos de língua portuguesa, matemática, física, química, biologia, história, geografia, artes visuais, artes cênicas, música, filosofia e sociologia. Havia dois tipos de provas, que continham as mesmas questões distribuídas de forma distinta. Cada uma delas recebeu um nome: pantanal e agreste. O índice de abstenção entre os inscritos para a segunda etapa foi de 11,8%.

O Cespe deve divulgar o gabarito preliminar oficial na próxima quarta-feira (8/12), após às 14h, no site www.cespe.unb.br. Mas, a convite do Eu, Estudante, a equipe de professores do Pódion Colégio e Curso elaborou o gabarito e comentou as provas. Confira a seguir.




Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Professores do Pódion Colégio e Curso elaboraram gabaritos e comentários das provasProva abrangente, que, caracteristicamente, explorou os textos do ponto de vista da sua compreensão e interpretação, exigindo do candidato não apenas conhecimento interpretativo, mas habilidade de relacionamento das informações contidas nos itens e nos textos com outros assuntos.
Um texto de natureza linguística (Noam Chomsky) compôs a prova ; à semelhança do que ocorreu na prova de português do PAS I ; trazendo para a discussão escolar, de modo apropriado, assunto que até então reputava-se ao ambiente exclusivamente acadêmico.
Entretanto, diferentemente do exame do PAS I, assuntos gramaticais ; sintaxe e morfologia ; foram bem abordados, não do ponto de vista classificatório, porém da perspectiva da sua significação (relação sintático-semântica) e da sua referencialidade (relação discursivo-textual).
Os itens de literatura enfocaram o Realismo brasileiro, por meio de fragmento de Dom Casmurro, de Machado de Assis, os quais demandavam não apenas conhecimento desse período literário, mas também da obra em questão. Também foram oferecidos aos candidatos itens relativos à obra Memórias sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, os quais requeriam do candidato conhecimento da estética modernista no Brasil.

Língua inglesa
Foi uma boa prova! Coerente, tinha textos com nível de vocabulário condizente com o segundo ano do ensino médio. Os contextos gramaticais, como present perfect, simple past, past perfect e modal perfect foram muito bem trabalhados.

Língua espanhola
Os textos presentes na prova faziam referência à África, tema que já havia sido abordado em vestibular passado. Ambos estavam claros e os itens não apresentaram grande dificuldade. Cabe ressaltar que os itens gramaticais foram os mais fáceis da prova.

Biologia
De conteúdo programático extenso, verificou-se a ausência de histologia (o que já se tornou praxe), além da carência de itens de zoo. A exigibilidade da cobrança de todos os tópicos do subprograma, reconheçamos, é inviável.A crítica acima não inviabiliza a qualidade e a inteligência das questões, o que torna aavaliação, como um todo, próxima à proposição do CESPE.

Artes

Em relação às Artes, a prova da 2; etapa mostra certa despreocupação com os objetos de conhecimento, pois foram abordados assuntos que constam nos objetos da 3; etapa, como
dramaturgia (e o cenário teatral) nacional no contexto histórico e social da década de 1970. De forma geral, a sensação que as provas passam é de que os examinadores desconsideram a importância dos objetos de conhecimento, o que prejudica o processo de um ano inteiro
nas escolas.

Geografia

A prova deixou um pouco a desejar pois tratou de temas geográficos com abordagem histórica. Muitos temas atuais não contemplaram os candidatos, tendo em vista que a ideia é promover as habilidades e competências como norte do exame. O reduzido número de itens relacionados à geografia também vem sendo uma constante nas provas do PAS.

História
A prova da 2; estapa do PAS abordou de forma ampla os conteúdos tanto de história geral como de história do Brasil. Comparadas com as avaliações do ano anterior, ficou nítida a preocupação dos examinadores em cobrar do aluno conteúdos específicos referentes ao segundo e terceiro anos do ensino médio, além de exigir relações com as demais áreas do conhecimento. Infelizmente, em determinados itens percebe-se a permanência de duplo sentido, embora com menos divergências de gabaritos, como vem ocorrendo com certa frequência em outras avaliações.

Matemática
De modo geral, os poucos itens de matemática da 2; etapa subprograma 2009 apresentaram um grau de dificuldade de médio para difícil. Para resolver os itens de 18 a 21, do caderno Agreste, e os itens 17, 18, 21 e 22, do caderno Pantanal, foi necessário inferir uma situação que não está clara no texto, o que torna os itens passíveis de anulação. No texto referente ao item 48 (agreste) e 42 (pantanal), faltou clareza na definição da unidade ;média por década;, gerando dúvidas quanto ao gabarito 127 ou 1270. Lamentamos a ausência de assuntos importantes, como função exponencial e logarítmica, geometria espacial, matrizes e sistemas lineares. Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a definição de centilhão pode ser 10303 ou 10600, dando a opção de gabarito 303 ou
600 no item 40 de ambas as provas (agreste e pantanal).

Física
Itens abordando Ondulatória e Termologia foram bem explorados, mas Óptica poderia ter sido abordada de maneira mais abrangente. Espelhos e Lentes foram deixados de lado.
Problemas foram detectados na elaboração de itens. Na questão sobre a frequência da onda refletida pela mariposa, é preciso adotar a mariposa como referencial, fato este que foi omitido pelo avaliador.
Outro problema encontrado foi no item tipo C, que fala sobre a curva de saturação vapor-líquido. O texto se refere a ela como sendo preta, mas as figuras a ilustram como sendo vermelha. Esse tipo de falha prejudica bastante os candidatos, pois estes passam a resolver a questão supondo que houve um erro no enunciado, o que podia gerar insegurança. Também identificamos na questão sobre a usina nuclear a necessidade de um palpite para resolvê-la. Após efetuar os cálculos, vemos que, se a restrição I for obedecida, a restrição II será descumprida, mas se a exigência II for obedecida, a I será descumprida. Apesar dos problemas detectados, a prova de física foi satisfatória para a avaliação do candidato.

Filosofia e Sociologia

Desta feita, a prova exigiu do candidato um conhecimento mais técnico do conteúdo filosófico: a função argumentativa da Filosofia,a concepção mecanicista cartesiana do mundo, as bases do empirismo e do racionalismo, além de uma leitura atenta da obra Cândido, de Voltaire, no que tange ao debate contra a metafísica leibniziana.
Quanto à Sociologia, o conteúdo cobrado foi mais abrangente, privilegiando a influência da supervalorização da ciência no surgimento da Sociologia enquanto tal e aspectos da organização social brasileira no século XIX. Vale uma ressalva para o item tipo D de Filosofia, em que fora cobrado do candidato uma boa capacidade argumentativa correlacionada a uma visão filosófica da crítica de Voltaire em seu livro.
Mais uma vez a prova abarcou conteúdos que não estão no Objeto de Avaliação,como, por exemplo: a filosofia de Walter Benjamin.
Por fim, a prova do PAS II foi muito bem elaborada, com um bom nível de exigência e, desta vez, sem vagueza na redação dos itens,além de relacionar os coteúdos filosóficos e sociológicos com Literatura, Artes, Geografia e História.

Música

A prova foi bastante condizente com a proposta do subprograma e o repertório musical abordou conhecimentos musicais mais significativos que a prova da primeira etapa, como forma, expressão e materiais sonoros. Um aluno que não teve aula de música com certeza encontrou dificuldades em julgar os itens. Ao mesmo tempo a relação direta com as obras exigiu uma intimidade com o repertório, sendo necessário, além do conhecimento teórico, um aprofundamento na prática auditiva da música. O candidato precisou ter intimidade com as obras e seus contextos. Foi uma boa surpresa dentro do circuito avaliativo do PAS 2010.

Química
A prova do PAS ; 2; Etapa apresentou textos interessantes para integrar os conteúdos das diversas disciplinas com a Química. O texto Maré negra: micróbios aceleram biodegradação de petróleo no mar é um exemplo dessa integração, pois o candidato deveria saber o que são hidrocarbonetos e também a composição do petróleo para a correta interpretação do texto.
Quanto às questões específicas de Química, assuntos tradicionalmente trabalhados no segundo ano do ensino médio foram pontuados. Podemos citar, por exemplo, estudo da Tabela Periódica e propriedades dos elementos; ligações químicas e suas consequências; radioatividade e substâncias inorgânicas.
Outras questões envolveram a linguagem e vocabulário da Química, como as equações químicas, seu balanceamento e as relações estequiométricas entre as substâncias envolvidas (conteúdo do PAS ; 1; Etapa). Também itens de termoquímica foram abordados, o que demonstra que a banca examinadora do CESPE deseja avaliar o conteúdo acumulado pelo candidato desde o primeiro ano do ensino médio.
Lamentamos apenas que a Tabela Periódica do projeto Printmaking não ficou legível. O aluno curioso deverá acessar outras mídias se quiser observar os desenhos feitos para cada elemento.
Como a prova apresentou, na parte de Química, grau de dificuldade médio, o candidato bem preparado não teve problemas para responder a essas questões, e provavelmente alcançará um bom desempenho.

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