Cidades

Buriti ganha quatro elevadores novos após seis meses de interdição

postado em 06/12/2010 12:18
Após quase seis meses com apenas dois elevadores em funcionamento, foram entregues, na manhã desta segunda-feira (6/12), quatro novos ascensores ao anexo do Palácio do Buriti. De acordo com o diretor de Gestão Patrimonial e Serviços Gerais da Secretaria de Planejamento, Rafael Cavalcante, o maquinário não era trocado há 40 anos, desde a cosntrução do prédio.

Cinco dos sete elevadores do prédio foram interditados devido a dois princípios de incêndio consecutivos na casa de máquinas do anexo do Palácio do Buriti, ocorridos em junho deste ano. O problema causou dificuldades para transitar dentro do edifício, que tem 16 andares. Alguns optaram até por usar as escadas - a cada pavimento, são 20 degraus. "Antes, o tempo de espera era de 7 a 8 minutos, agora não chega a um minuto e meio", diz o diretor. Segundo ele, pela primeira vez não houve fila em frente aos elevadores. Outros três ; dois privativos e um de serviço ; começar a funcionar até o final de abril de 2011.

Um novo sistema foi adotado para o gerenciamento do fluxo de passageiros, que será feito por um computador central, com o objetivo de diminuir o tempo de espera, as filas e o consumo de energia elétrica. Para tanto, os usuários terão de se adaptar com a nova metodologia. Ao lado dos elevadores há um terminal, onde o passageiro digita o andar que pretende ir. Em seguida, um display informa ao elevador, que vai executar a tarefa de transportá-lo. A obra custou cerca de R$ 2 milhões aos cofres do Governo do Distrito Federal (GDF).

Transtornos

Por conta dos transtornos enfrentados com os elevadores interditados, algumas secretarias foram transferidas à antiga sede da Câmara Legislativa. Além disso, a carga horária dos servidores foi modificada de 8 horas, com almoço, para 7 horas corridas. "Ainda não sabemos se vai voltar a ser como era antes", diz Cavalcante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação