Cidades

Instituto Brasiliense de Direito Público terá curso de direito

Inscrições para o primeiro vestibular vão até 26 de janeiro

Roberta Machado
postado em 07/12/2010 07:55
O Distrito Federal ganha hoje um novo curso superior de direito. A Escola de Direito de Brasília (EDB) será a 19; instituição a oferecer educação jurídica na capital federal.

O centro de ensino passa a funcionar a partir do próximo semestre letivo sob a manutenção do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que há 12 anos oferece cursos de pós-graduação, entre eles mestrado. As inscrições para o processo seletivo das 100 vagas disponíveis nas turmas diurna e noturna já estão abertas (veja abaixo).

Procurando destacar a nova instituição dentre tantas que oferecem centenas de vagas para a formação de novos advogados todos os anos no DF, o IDP divulgou um time de autoridades para guiar os alunos da escola. O corpo docente será encabeçado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que deve ocupar o cargo de coordenador pedagógico do curso. A EDB também anunciou a presença dos procuradores da República Paulo Gonet e Inocêncio Mártires Coelho e de juristas como o deputado Flávio Dino (PCdoB) e Pierpaolo Cruz Bottini. O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Ives Gandra da Silva Martins Filho também faz parte do corpo docente.

De acordo com os responsáveis pelo novo curso, as escolhas de peso para as cadeiras de professores são uma forma de garantir que os alunos tenham acesso, desde o início das aulas, à visão prática do trabalho de um profissional do direito. Com a ajuda dos professores e de palestrantes convidados, a escola espera formar advogados com conhecimento de diversas áreas do direito, com destaque para o direito do Estado, voltado para carreiras previstas na Constituição Federal.

;Os alunos, desde o início do curso, irão analisar casos concretos que estão nos tribunais, assistindo aos julgamentos e debatendo com pessoas diretamente envolvidas;, explica a diretora-geral do IDP, Dalide Correa. Segundo a responsável pela entidade mantenedora da Escola de Direito de Brasília, essa linha de aprendizado é fundamental para alunos que queiram ingressar em órgãos administrativos, como o CNJ ou o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A diretoria da EDB ainda garante que quem tiver outros planos de carreira também irá contar com educação jurídica suficiente para prestar alguns concursos públicos e para fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Dalide Correa ressalta que o plano de ensino do curso prevê preparação para o exame da Ordem ao fim dos cinco anos de curso, prática conhecida como Repetitorium, inspirada nos cursos de direito da Alemanha. ;Poupa muito tempo. Em vez de ele fazer um cursinho, ele é treinado para isso no último ano, enquanto apresenta o trabalho de conclusão de curso (TCC);, explica a diretora-geral do IDP.

Outro diferencial previsto para a escola é a série de convênios com diferentes instituições de ensino de outros países. Os alunos da EDB terão a oportunidade de ver palestras de professores de centros de ensino como a Universidade do Texas, em Austin (EUA), e de instituições alemãs, além de também poderem optar por realizarem parte do curso nessas instituições.

FIQUE ATENTO

Como se inscrever
No site

Prazo
Até 26 de janeiro

Taxa
R$ 50

Provas
30 de janeiro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação