postado em 08/12/2010 13:25
A Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual da Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (8/12), a Operação Águia, que resultou na prisão de 75 foragidos da Justiça. Apesar do número expressivo, 25 pessoas - o que corresponde a 1/4 dos mandados de prisão - não foram encontrados. De acordo com a Divisão de Comunicação (Divicom) da Polícia Civil, a maioria das prisões aconteceu em Ceilândia, sob a acusação de roubos.Mais de 150 policiais civis de diversas unidades do Departamento de Polícia Especializada (DPE) participaram da ação. Os trabalhos foram coordenados pela delegada-chefe da DCPI, Mailene Alvarenga e pelo adjunto Sérgio Moraes. Segundo a Divicom, a Operação Águia foi deflagrada nesta quarta-feira como forma de prestigiar a data comemorada pelo judiciário, o Dia da Justiça.
De acordo com a delegada Mailene Alvarenga, haviam mandados de prisão de outros estados, como do município goiano Santo Antônio do Descoberto e de Minas Gerais. Embora a maioria dos presos tenham sido condenados por roubo, também haviam procurados por porte de armas, homicídios, furto e tráfico de drogas. Em alguns casos, a condenação é superior a 12 anos de detenção.
Cabe ressaltar que do total de presos, oito sao mulheres, já levadas à Penitenciária Feminina do DF. A delegada informou que boa parte das prisões ocorreram nas residências dos condenados ou em locais apurados durante investigação.
A delegada ressaltou que o intuito da operação é impedir roubos no fim do ano, que podem aumentar por conta da circulação de benefícios recebidos durante o período. "Demos prioridade ao roubo devido a gravidade do crime", disse. Ela informou que no dia seguinte a operaçãoes desse tipo a criminalidade sempre cai.