Cidades

Inaugurada há dois anos, Biblioteca Nacional ainda não empresta livros

postado em 09/12/2010 12:45

A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) completa dois anos nesta sexta-feira (10/12), mas ainda não abriu o acervo de livros à população candanga. O diretor do local, Antônio Miranda, esclarece que o empréstimo de exemplares ainda não é possível por falta de verba para a implementação do sistema de segurança. "Os únicos livros acessíveis aos usuários são os da Mala do Livro, vinculada à Secretaria de Cultura do Distrito Federal. São exemplares didáticos".

Segundo ele, o projeto deve ser colocado em prática no próximo ano. "Estamos frustrados por não ter sido feito em 2010", lamenta. O diretor conta que as licitações estão prontas. "Devolvemos R$ 2,2 milhões para o Ministério da Cultura, por conta de burocracia. Agora falta dinheiro".

O Ministério da Cultura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o valor teve de ser devolvido por falta de uso. Segundo o órgão, existe um prazo para que os recursos sejam utilizados. Quando chega ao limite, o dinheiro deve ser devolvido.

Apesar disso, não há reclamações quanto às condições da biblioteca. Para a biblioteconomista Camila Santos, 23 anos, a estrutura do lugar é muito boa. "O projeto é bacana, o acervo já está quase todo processado. O problema é o sistema de segurança, mesmo. É uma pena que uma coleção tão rica ainda não tenha sido disponibilizada aos usuários".

Rafael Lobo, 27 anos, é recém-formado em medicina e estuda para a residência. "Eu sempre vou à BNB estudar. Acho o ambiente ótimo, mas, realmente, esse problema de não emprestar livro é ruim. Podiam ampliar o horário também", reclama.

Centro cultural

Miranda conta que o prédio é, também, um centro cultural. "O BNB sedia exposições, escola de cinema e há inclusão digital, com uma lan house pública, que conta com 51 computadores. Além disso, temos oficinas, palestras e cursos". O local recebe cerca de 800 visitantes por dia, a maioria de cidades-satélites e do Entorno.

"A estante de livros tem mais de 100 mil exemplares. É uma questão de tempo para que ela esteja acessível à população. Falta dinheiro, mesmo. Até os equipamentos já estão escolhidos", conta Miranda. No próximo ano, o quadro de efetivos também será renovado. "Atualmente, temos cerca de 50 pessoas trabalhando. O concurso será aberto para contratar 18 bibliotecários e alguns técnicos".

Comemoração

Para o aniversário, nesta sexta-feira, haverá uma série de eventos na biblioteca. As comemorações ocorrem das 9h às 21h. A programação terá lançamento de livros digitais, apresentação do coral do Superior Tribunal de Justiça (STJ), palestras, dança e espetáculos teatral e musical.

Todas as atividades, no auditório da BNB, são gratuitas e abertas ao público. "As atrações são palanque das atividades, para projetar as metas dos próximos meses. Além disso, atrai apoios financeiros e políticos, principalmente das novas autoridades", explica Miranda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação