postado em 10/12/2010 07:42
As placas são bem distribuídas e claras: caminhões de transporte têm que respeitar horários e locais fixos para a carga e descarga de mercadorias em entrequadras comerciais do Plano Piloto para não complicar um trânsito já sufocado durante o rush. Mas, sem a fiscalização adequada, o desrespeito às normas é rotineiro. Na quarta-feira, entre 12h e 14h, o Correio percorreu diversas quadras da Asa Sul e fez vários flagrantes.Entre 11h30 e 14h é proibido fazer qualquer tipo de descarregamento nas quadras. Mas, às 11h59, um caminhão estava estacionado em uma vaga na 106 Sul e funcionários removiam tijolos da caçamba para dentro de uma loja que passa por obras. Na 202 Sul, conhecida como a Rua dos Restaurantes, o volume de carro é preocupante durante o horário de almoço. Uma das pista de tráfego está constantemente ocupada por carros parados em fila dupla. Mas a dificuldade de locomoção ficou ainda maior devido a um caminhão de uma empresa de refrigerantes que fazia a descarga para um restaurante em horário e local inadequados.
;A gente faz isso porque os policiais não estão aqui;, confessou um dos funcionários da empresa, que se identificou como Júnior Silva. Ele reconheceu saber bem quais são as regras, mas alegou que o espaço destinado à carga e descarga também não é respeitado por outros motoristas. ;Veja como está agora. Cheio de carros. Então temos que parar em outro lugar;, alegou. O caminhão estava parado em frente ao restaurante que recebia os produtos e ali ficou por pelo menos 20 minutos.
Na quadra 411 Sul, um outro flagrante, às 13h35. Um veículo carregado de batatas aguarda o fim da entrega dos alimentos ao restaurante da esquina. Quando questionado sobre os incovenientes que traz ao trânsito, Franklin, o condutor, rebateu a acusação: ;Não acho que atrapalhe o trânsito;. Segundo ele, fazer entregas a essa hora foi uma ;raridade; e que sabe quais são os momentos do dia em que o procedimento está proibido. Disse também que o local onde ele estacionou ;não era entrequadra;, portanto, não estava incluído nas normas.
Pouco antes de 14h, uma loja de tintas da 310 Sul colocava na caçamba do caminhão, estacionado em local adequado, cerca de 80 latas de tinta. O gerente do estabelecimento justificou o desrespeito aos horários como uma ;exceção;. ;Temos uma entrega para fazer às duas, mas normalmente carregamos os caminhões nas horas permitidas;, disse Robson Corado. Na vaga localizada em frente à loja, operários de uma empresa de engenharia faziam uma obra no local. ;O caminhão passa o dia inteiro parado em frente, retirando areia, trazendo material e complica o nosso próprio carregamento, além de atrapalhar trânsito;, contou Corado. Na mesma comercial, outros três veículos ignoravam as recomendações.
Multas
Segundo o diretor de Segurança do Trânsito do Detran, Silvain Fonseca, a fiscalização nunca deixou de ser feita, mas o órgão não dispõe de recursos para cobrir todas as áreas. Entre janeiro e 20 de novembro deste ano, mais de 75 mil condutores foram multados por estacionar ou proceder com a descarga em locais inadequados. Ele reconheceu, porém, que os horários permitidos para a carga e descarga ainda não são os melhores. ;Se colocamos à noite, incomoda a população, que alega perturbação do sossego. Durante o dia, a situação também é complicada. Precisamos adequar a carga e descarga de forma de que não haja prejuízos;, afirma. Por mês, de acordo com estatísticas do Detran, 10 mil novos carros são emplacados no DF.
A PM afirmou, por meio de assessoria, que a fiscalização está presente em todas as quadras da Asas Sul e Norte, mas informou que vai apurar as irregularidades mostradas pelo Correio. A instituição cobrou o apoio por parte dos cidadãos, que podem utilizar o número 190 para fazer denúncias de irregularidades.
Punições
Infração média
Estacionar impedindo a movimentação de outro veículo é infra
Penalidade: multa de R$ 83,13 e 4 pontos na carteira
Estacionar Leve
Estacionar em desacordo com a regulamentação de vaga de carga/descarga
Penalidade: multa de R$ 53,20 e 3 pontos na carteira.
Lojistas reclamam
Na maioria das quadras comerciais é fácil flagrar motoristas estacionando em fila dupla. A situação da comercial da 109/110 Sul é diametralmente oposta. A fiscalização tem sido rígida para evitar a prática, a ponto de irritar os comerciantes, que alegam queda no movimento. Segundo o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o monitoramento foi intensificado desde o meio do ano. Pela versão dos lojistas, o cerco foi montado há cerca de um mês. ;Com a proximidade da época de festas, eles começam a ;indústria das multas;;, indigna-se Ari Lacerda, dono de uma elétrica na 109.
Pelos cálculos do comerciante, o movimento caiu em 80%. ;Ninguém deixa o carro em fila dupla 40 minutos. Geralmente, a pessoa fica cinco minutos na loja e vai embora. Agora, os motoristas não podem nem andar mais devagar para procurar as vagas que os guardas começam a apitar e mandar seguir. Teve um dia que multaram 100 carros;, detalha.
;Eles estão atrapalhando o trabalho da gente. Nem na vaga de descarga, que a gente tem direito de parar, eles deixam a gente ficar e mandam estacionar do outro lado da rua. Já vêm com o bloquinho e a caneta, intimidando a gente;, reclamou o transportador Júnior Onias, 26 anos.
Manobristas também reclamam de ser impedidos de assumir o volante de carros de clientes porque os policiais impedem que o veículo pare na via. ;Esse é o espírito natalino da PM;, ironizou Quintini Segovia, dono de uma elétrica na rua há 40 anos. ;À noite, quando chegam os marginais e a rua vira ponto de venda de drogas, os policiais somem;, completou.
A Assessoria de Comunicação da PM informou que não há déficit de policiamento, que é feito ;de forma igual em todas as quadras;. Quanto à abordagem dos policiais, informou que os agentes cumprem o Código de Trânsito para dar mais fluidez ao trânsito.
Silvain Fonseca reconhece a escassez de vagas e acredita que é preciso um plano de governo para amenizar a situação.