Cidades

Governador regulariza 42 condomínios e aprova novo mapa cartográfico do DF

postado em 10/12/2010 13:00
O governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, assinou, nesta manhã de sexta-feira (10/12), um documento que regulariza 42 condomínios localizados em Sobradinho. Destes, um deles foi apenas revalidado - o do Alto da Boa Vista - porque o decreto anterior que o regularizava já estava com o prazo expirado.

No documento, Rosso aprovou o projeto de regularização dos condomínios: Morada, Boa Sorte, Caravelo, Casa Rosada, Chácara Paraíso, Chácara São José, Fraternidade, Halley, Mansões Sobradinho II, Petrópolis, Residencial Bem Estar, Residencial Ipês, Residencial Jardim Vitória, Residencial Novo Horizonte, Residencial Planalto, Residencial Serra Dourada, Residencial Sobradinho, Residencial Sol Nascente, Residencial Vivendas Rural Alvorada, Serra Dourada I, Sobradinho II, Versales, Vila Centro Sul, Vila Rica, Vila Rosada, Vila Verde, Vivendas Beija-Flor, Vivendas Campestre, Vivendas da Alvorada, Vivendas da Serra, Vivendas Paraíso, Império dos Nobres, Morados dos Nobres, Nosso Lar, Pôr do Sol, Sítio dos Anjos, Colorado Ville, Jardim Europa, Jardim Europa II, Mansões Colorado e Vivendas Colorado.

Todos os 41 condomínios regularizados reúnem, de acordo com a assessoria de imprensa da vice-governadora Ivelise Longhi, um total de 18.882 de habitantes.

Mapa do DF
Durante a solenidade, o governador também assinou um decreto que aprovou a alteração do mapa cartográfico do Distrito Federal. O novo projeto permite uma consulta mais precisa e prática de todas as regiões da capital, que antes eram feitas por meio de um mapa criado em 1992 pela Terracap.

O novo mapa, que demorou seis meses para ser criado, permite a verificação de rotas de difícil acesso, o que deve ajudar o sistema de segurança pública e os serviços do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O mapeamento passou por controle de qualidade no processo de elaboração dos produtos: cobertura aerofotogramétrica, aerotriangulação, apoio de campo, edição das ortofotocartas e estruturação dos dados para ambiente SIG.

O projeto vai ser incorporado ao site da Terracap para facilitar o acesso dos servidores do órgão. A ideia é que todo mundo utilize o mapa para fazer projetos, como análise de solos e construção de prédios.

Outra novidade é que o mapa, além de unificar as informações, vai adequar-se ao modelo brasileiro. Atualmente, o mapa é cartográfico, enquanto em todo o Brasil o sistema é topográfico. Isso vai permitir uma melhor gestão e uma redução no tempo dos servidores que necessitam fazer estudos. "A nova estrutura da cartografia vai permitir um avanço no sistema de planejamento", explica o presidente da Terracap, Dalto Costa.

Participaram da solenidade o governador, a vice-governadora e o diretor de geociência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luis Paulo Fortes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação