postado em 11/12/2010 07:40
[FOTO1]A essência do Natal não está na troca de presentes, nem no Papai Noel ou nos comes e bebes da festança de 25 de dezembro. Foi com essa visão que a aluna da 5; série do Colégio Mackenzie, da QI 5 do Lago Sul, Maria Elisa Alcântara da Cruz, 11 anos, decidiu fazer o desenho colorido de um presépio, que desbancou mil concorrentes de todo o Brasil e venceu o concurso A visão das crianças sobre o Natal, promovido pela empresa Correios e Telégrafos em parceria com o Instituto Presbiteriano Mackenzie, durante as comemorações dos seus 140 anos. O desenho virou selo com tiragem de pouco mais de 4 milhões, no valor facial de R$ 1,05.Maria Elisa se inscreveu ao concurso sem pretensão de ganhar. ;Me inscrevi só para participar;, disse. Concorreram estudantes do 4; ao 6; ano de três escolas, sendo uma de Brasília, e, outras duas, de Itambé e Tamboré, em São Paulo. A comissão julgadora, no âmbito do Mackenzie foi composta por professores, diretoras das três unidades, artista plástico e representante de notório conhecimento do assunto indicado pelas entidades filatélicas. No Departamento de Filatelia e Produtos (Defip), a comissão julgadora foi composta por profissionais dos Correios e artista plástico convidado.
Foram selecionados 18 trabalhos e, entre eles, foram escolhidos os desenhos de Maria Elisa Alcântara da Cruz, 11 anos, e também de Nadia Gabrielle Mukae Iqueuti, 10 anos, aluna do 5; ano da unidade do Mackenzie de Itambé. Todos os outros participantes ganharam um kit dos Correios, contendo camiseta, certificado de participação, álbum para colecionar selos, revistas e uma cartilha sobre filatelia. Entre os critérios, foram levadas em consideração a originalidade, a habilidade artística e expressão criativa e a adequação ao tema.
Artistas
Segundo a analista dos Correios, Elizabeth Costa dos Santos, o concurso foi uma oportunidade de refletir os verdadeiros valores do Natal, além de trabalhar a cultura da escola de maneira didática. ;Essas crianças são artistas. Foi muito difícil escolher dois trabalhos em meio a mil desenhos, todos de qualidade;, destacou. Para ela, o concurso serviu para intensificar o processo de integração entre os Correios e as escolas.
Mas Maria Elisa não se vê como artista. Humilde, ela diz não imaginar que o seu desenho seria selecionado. Para este Natal, ela só pensa em agradecer. ;Desde pequenininha, eu aprendi que no Natal o importante é que comemoramos o nascimento do menino Jesus. Acho que o meu desenho mostra o que muitas crianças da minha idade pensam sobre o Natal. Quero agradecer a Deus por tudo o que aconteceu comigo este ano.; Ela ganhou um certificado de reconhecimento e uma cartela com seus selos, além de R$ 1,4 mil como prêmio.
Para a mãe da estudante, a professora aposentada Antônia Cruz, 58 anos, o talento da menina vai rodar o mundo. ;Nunca tanta gente ligou na minha casa para dar parabéns. Graças a Deus, ela é uma menina que dá muito valor ao Natal. Ela aprendeu que o mais importante não é dar ou receber presente, mas ter a presença de Jesus nas nossas vidas. Acho que o selo é uma forma de tentar passar isso ao mundo.;
Onde comprar
O selo da aluna brasiliense pode ser adquirido nas agências dos Correios de todo o país ou pela loja virtual.
Entrega de presentes
A Diretoria Regional dos Correios em Brasília iniciou, dia 4 último, as entregas dos presentes às cartas adotadas por meio do Papai Noel dos Correios. As entregas serão feitas por carteiros vestidos de Papai Noel. As crianças se dirigem aos Centros de Distribuição Domiciliária da sua cidade e recebem das mãos dos carteiros os presentes das cartas adotadas pela população. O ponto de partida das entregas foi no Lago Norte, responsável pela distribuição do Paranoá e do Itapoã. O CDD Lago Norte fica na CA 7, Bloco F, Lote 6 e as entregas ocorrem das 9h às 12h. Mais de 50 mil cartas foram mandadas aos Correios e 9,3 mil foram adotadas pela população do DF.