Cidades

Luziânia comemora 264 anos nesta segunda, dia da padroeira da cidade

postado em 13/12/2010 10:05
Luziânia completa nesta segunda-feira (13/12) 264 anos. O dia é dedicado, também, à padroeira da cidade, Santa Luzia, que inspirou o primeiro nome ao município.

Apesar do aniversário ser nesta segunda, a maioria dos eventos ocorreu no domingo (12/12), como a IV Corrida de Santa Luzia pelo centro da cidade e o show da banda Capital Inicial no ginásio de esportes.

A programação da festa inclui leilão de gado no Parque de Exposições, que terá início às 12h de hoje. A verba arrecadada de todos os arremates será destinada para as obras da Catedral.

Durante todo o dia, haverá missas na Igreja Matriz da cidade. Os horários são: às 6h30, 9h30, 12h, 17h e 19h30.

Um pouco de história
Há exatamente 264 anos, no dia 13 de dezembro de 1746, Antônio Bueno de Azevedo e sua comitiva pisaram pela primeira vez em território luzianense, vindos de São Paulo para desbravar o interior do Brasil em busca de minerais preciosos. O nome foi escolhido pelo calendário dos santos da igreja católica, nascia, então, a vila de Santa Luzia.

A cidade ainda preserva a antiga arquitetura colonial. A maioria das construções que restaram encontra-se no mesmo bairro, onde também está localizada a igreja Nossa Senhora do Rosário. Construída entre 1761 e 1763, é uma das poucas obras que conservam traços típicos das igrejas barrocas na região. Na sua construção, trabalharam aproximadamente 400 pessoas, entre homens livres e escravos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação