Cidades

Casa que atende a soropositivos não recebe repasse do GDF desde setembro

postado em 13/12/2010 13:35
O Instituto Exército de Cristo, casa onde famílias portadoras do HIV são recebidas e atendidas no Distrito Federal, luta para manter as portas abertas. Em funcionamento há 12 anos, a casa pode atender até 24 pacientes de uma vez, mas, sem recursos do GDF e com poucas doações da comunidade, seis já tiveram que ser dispensados.

O benefício repassado pela Secretaria de Saúde (SES/DF) é de R$ 4,8 mil por mês. No entanto, desde setembro o Instituto não recebe a verba. De acordo com a diretora, Francisca Tenório, a situação está crítica. "Sem o dinheiro não podemos pagar contas de água, luz, telefone, pagar os funcionários e nem comprar material de higiene e alimentos. Não sei mais o que fazer, só sei que estamos trabalhando ainda por não sabermos o que fazer com essas pessoas que não têm para onde ir", disse.

Na casa, muitas pessoas que sofrem com a doença foram rejeitadas pelos familiares e, por isso, têm ali a única opção de moradia. São pelo menos cinco refeições diárias que mantém a saúde dos pacientes. "Nosso cozinheiro não recebe desde agosto. Ele ainda está aqui por consideração, mas não sei até quando ele aguenta. Não temos dinheiro para comprar frutas, leite e pão. Nada mesmo", lamenta a diretora, afirmando que apenas com a compra de água são gastos R$ 300 mensais.

Francisca se diz indignada com o pouco caso das autoridades para a casa que é referência na região Centro-Oeste no atendimento aos doentes. "O GDF sabe que somos referência, e até o Ministério da Saúde nos coloca nesse patamar. Mas mesmo assim fazem pouco caso. Não entendo isso, sinceramente", comenta. Ela disse ainda que até o carro que a casa tem foi uma doação da esposa de uma autoridade alemã, que visitou o local há alguns anos.

A SES/DF limitou-se a dizer, pela assessoria de imprensa, que o repasse será feito na terça-feira (14/12) com a quitação referente aos meses de setembro, outubro e novembro. Se isso acontecer, explica Francisca, mais dispensas poderão ser evitadas. "Só assim uma mãe com cinco filhos que está aqui conosco poderá ficar mais tranquila. Hoje mesmo, por exemplo, ela saiu para ver se arruma algum lugar para ficar, caso fechemos as portas, por que em casa ela não é mais aceita", contou.

Serviço

A comunidade pode ajudar o Instituto Exército de Cristo com doações de roupas e sapatos adultos e infantis, alimentos e material de higiene. "Nós lavamos a casa inteira pelo menos duas vezes por dia para evitar contaminações. Por isso precisamos de muitos materiais de higiene", pede a diretora.

As doações podem ser feitas na QNM 25, Conjunto E, Casa 45, em Ceilândia Sul e para mais informações o telefone é (61) 3965-0801.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação