Os moradores de São Sebastião e Ceilândia vão contar, a partir dessa semana, com duas novas Vilas Olímpicas. Ambas serão inauguradas na quinta-feira (16/12) durante uma solenidade que contará com a participação do governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, e da vice, Ivelise Longhi.
A vila de São Sebastião custou R$ 12,6 milhões e a de Ceilândia, localizada no Parque da Vaquejada, R$ 10,1 milhões. Cada uma deve atender mais de quatro mil alunos que poderão se inscrever em diversas modalidades. As vilas contam com quadras poliesportivas, de tênis, atletismo e ainda piscinas semiolímpica e infantil.
Em São Sebastião, as inscrições terão início a partir da próxima segunda-feira (20/12). Segundo o administrador da região, Alan Valim, os formulários para inscrição serão entregues nas escolas e também estão disponíveis na própria vila olímpica. Sobre o critério de escolha, o administrador explica que, após as inscrições, será feito um sorteio. "Não queremos qualquer discriminação, por isso o sorteiro. Além disso, são mais de 20 mil crianças na rede pública para 4.850 vagas", explica Alan.
O administrador da cidade aponta a satisfação. "Estávamos esperando a inauguração desde o meio do ano. Estamos felizes porque vamos poder atender os alunos da rede pública no horário contrário da escola. Queremos evitar a ociosidade desses jovens. O objetivo principal é entreter a comunidade", afirma Alan Valim
Vila Olímpica
Com a inauguração, o Distrito Federal irá completar três vilas olímpicas já prontas. A primeira foi inaugurada no ano passado em Samambaia Sul.
De acordo com o subsecretário das vilas olímpicas da Secretaria de Esportes, Marco Aurélio, o governo ainda tem oito complexos para inaugurar em Planaltina, Ceilândia, Brazlândia, Santa Maria, Recanto das Emas, Estrutural, Gama e Riacho Fundo I. "Todos os contratos já estão assinados e a previsão de entregue é entre janeiro e fevereiro de 2011", garante Marco Aurélio.