Cidades

Contagem regressiva para o vestibular do 1º semestre letivo de 2011 da UnB

Seleção para o primeiro semestre de 2011 da Universidade de Brasília será realizada neste fim de semana. As novidades são a graduação em biotecnologia e a inclusão das questões tipo D, com respostas discursivas

postado em 14/12/2010 08:00
Rafael Azevedo prestará o vestibular e garante estar tranquilo: Contagem regressiva para o vestibular do primeiro semestre letivo 2011 da Universidade de Brasília (UnB). As provas serão realizadas neste fim de semana. Nos dois dias, as avaliações têm início às 13h e duração máxima de cinco horas. Na ocasião, serão oferecidas 1.999 vagas, das quais 404 são reservadas para o Sistema de Cotas para Negros. Entre os 93 cursos de graduação apresentados, destaque para biotecnologia, uma novidade para os candidatos. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas nesta modalidade ; todas no turno matutino. Os cursos ofertados estão espalhados nos câmpus Darcy Ribeiro, de Ceilândia, do Gama e de Planaltina.

No sábado, serão aplicadas questões de múltipla escolha nas disciplinas de artes, filosofia, geografia, história, idioma estrangeiro, literatura e sociologia. Além disso, será cobrada uma redação em língua portuguesa, com caráter eliminatório. No dia seguinte, os candidatos devem responder a perguntas das áreas de biologia, física, matemática, e química ; também de múltipla escolha. Juntas, as provas objetivas somam 300 itens.

O estudante Alex Furtado, 20 anos, tenta pela segunda vez o vestibular da UnB. Apesar de inicialmente almejar fazer engenharia civil, acabou optando pelo curso de física. ;Eu sempre gostei da matéria, mas foi depois de muito pensar que resolvi prestar o curso. O que eu queria antes era muito concorrido, difícil de passar;, revela. ;Venho fazendo cursinho desde o início do ano e agora acredito que vá passar. Estou mais confiante porque me dediquei ainda mais;, acrescentou.

Diferentemente de outras edições, em que os concorrentes enfrentaram apenas três tipos de questões ; A (certo e errado), B (resposta numérica) e C (múltipla escolha) ;, desta vez, eles terão que resolver também questões tipo D. Nesse caso, as respostas têm que ser construídas, isto é, os itens são abertos, com respostas a serem elaboradas pelos próprios candidatos.

A mudança não assustou o estudante Rafael Azevedo, 19 anos. Assim como Furtado, ele presta o vestibular pela segunda vez, mas para o curso de ciências políticas. ;Não acho que a prova da UnB seja difícil, mas sim trabalhosa. É muita tensão no dia da avaliação, então tem que se dedicar ao máximo. Hoje estudo umas 11, 12 horas por dia e acho que esse realmente é o caminho para aqueles que querem passar. Tive que me privar de muitas coisas na minha vida para estar onde estou, mas tenho certeza de que vale a pena;, completa.

A inclusão dos itens do tipo D no vestibular 2011 faz com que as provas se igualem às do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Desde 2006, elas empregam os quatro tipos de questões. Para o estudante Igor Augusto Nunes de Oliveira, 17 anos, isso será motivo de preocupação. ;Eu acabei não fazendo o PAS, por isso não testei esse tipo de questão. Tenho mais medo porque vai exigir dos candidatos um grau de sabedoria maior, ou seja, a parte do simples conceito não valerá;, esclarece. Oliveira sempre estudou em escolas públicas na cidade de Mozarlândia (GO). Segundo ele, foi por incentivo da tia que trabalha na UnB que ele decidiu prestar o vestibular para ciência da computação na instituição.

Os gabaritos preliminares das provas objetivas têm previsão para serem divulgados a partir das 19h de 22 de dezembro. Eles estarão disponíveis no endereço eletrônico do Cespe/UnB. Os recursos contra a correção devem ser feitos nos dias 23 e 24, também pela internet. A primeira chamada dos aprovados deve sair em 4 de janeiro de 2011.


LABORATÓRIO MÓVEL FAZ 150 TESTES

O laboratório móvel do Polo de DST/Aids da UnB realizou cerca de 150 testes de HIV gratuitamente ontem. A iniciativa se deu na entrada do ICC Sul, das 9h às 17h, e mobilizou alunos e servidores da instituição. A entrega dos resultados foi feita em 30 minutos por uma equipe de psicólogos, assistente social e enfermeira, respeitando o sigilo dos pacientes. Na ocasião, também foram distribuídos preservativos e material educativo. Para realização dos exames, foi retirada apenas uma gota de sangue de cada pessoa e as amostras analisadas no próprio trailer do laboratório móvel. O laboratório móvel faz parte do projeto Quero Fazer - convênio entre a UnB, o Ministério da Saúde e a ONG PACT-Brasil.


Fique atento
Provas:
Dias 18 e 19 deste mês
Locais de realização

Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga, Goiânia (GO), Valparaíso (GO), Formosa (GO) e Uberlândia (MG).

Por unidade:
Câmpus da UnB no Plano Piloto
Vagas: 1.672 distribuídas em 83 cursos. Do total, 337 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros

Câmpus da UnB em Planaltina
Vagas: 85 distribuídas em quatro cursos. Do total, 17 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros.

Câmpus da UnB em Ceilândia
Vagas: 122 distribuídas em cinco cursos. Do total, 26 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros

Câmpus da UnB no Gama
Vagas: 120 para o curso de engenharia. Do total, 24 são reservadas ao Sistema de Cotas para Negros

Outras informações:
; No site
; Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h30 às 19h ; Câmpus Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/
UnB ; pelo telefone 3448-0100

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação