postado em 14/12/2010 19:37
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal realizou, de janeiro a novembro deste ano, 14.096 fiscalizações na área de alimentos. Nesse período, os fiscais apreenderam 13.565 quilos e 2.000 litros.De acordo com a assessoria de imprensa da Vigilância Sanitária, 6.401 quilos são de carnes e embutidos, 1.123 quilos e 320 litros de leite e derivados e 1.186 quilos e 197,2 litros de alimentos manipulados prontos para o consumo. Além disso, foram interditados, total ou parcialmente, 403 estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços.
Natal
Segundo o gerente de fiscalização da Vigilância sanitária, Alex de Melo Marques, a fiscalização deve aumentar para o período das festas de final de ano. "Nós estamos monitorando a qualidade dos produtos", garantiu.
As vistorias também serão intensificadas nos restaurantes que prestam serviços de terceirização. De acordo com o gerente, no mês de dezembro foram notificados cinco surtos de intoxicação devido às tradicionais confraternizações. "São muitos os problemas durante o preparo, transporte e consevervação do alimento", explicou. "Muitas vezes a matéria-prima é boa, mas a forma inadequada de preparo faz com que o prato cause problemas", concluiu.