Cidades

Vegetação alta e sacos de resíduos tomam conta da paisagem do DF

postado em 16/12/2010 08:00
Na Asa Sul, o matagal e o acúmulo de sacos plásticos atrapalham motoristas e geram insegurança aos pedestresA menos de um mês para a posse do governador eleito, a capital federal está coberta por mato e lixo. A recente troca de empresas responsáveis pela coleta de resíduos sólidos e a greve de 17 dias dos servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) permitiram o surgimento dos problemas. Enquanto o matagal atrapalha a visão dos motoristas, atrai insetos e gera insegurança aos pedestres, o lixo se acumula próximo a residências e comércios de regiões do Distrito Federal. O governo vai reforçar as escalas de trabalho dos garis e dos responsáveis pelas podas.

A solução encontrada por alguns comerciantes do Setor Sudoeste foi resolver a questão por conta própria. ;Fizemos uma parceria com uma empresa de limpeza particular para podar o mato porque chegamos a encontrar escorpião escondido no matagal;, disse o presidente da Associação da Comercial da 303 do Sudoeste, Carlos José Moura. Segundo Moura, ao entrar em contato com a Novacap para que uma providência fosse tomada, ouviu que ;a demanda estava muito grande;.

O próximo passo é fazer o mesmo com a 103, pois os motoristas que tentam entrar na quadra não conseguem ver os carros que fazem o balão por conta da altura da grama, que cobriu o que antes era um jardim.

No Guará, o lixo se acumula próximo às casas e ao comércio. Na QI 6, as pessoas dividem a parada de ônibus com sacos de resíduos. ;Venho visitar minha mãe sempre e há uns três dias está desse jeito. Tem até bicho saindo dos sacos;, contou a moradora de Vicente Pires Eleuza de Oliveira, 40 anos. A coleta em algumas quadras do Guará não é realizada há três dias.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) garantiu que até a próxima segunda-feira a situação será normalizada. De acordo com o superintendente do SLU, Expedito Apolinário, o problema acontece por conta da transição para a Delta Construções. Até o dia 10 deste mês, o serviço era dividido entre a Qualix Serviços Ambientais e a Valor Ambiental. ;Os funcionários que a Delta contratou não têm experiência. Um local em que se leva meia hora de trabalho, eles demoram duas, três horas;, explicou.

Segundo ele, as equipes envolvidas na limpeza do DF vão estender os horários de trabalho. ;Quem começa às 7h vai até às 18h, e as equipes da noite vão limpar a cidade até o amanhecer;, afirmou. Expedito acrescentou que o trabalho é feito com 46 caminhões e 30 caçambas, mas até a próxima semana o número de coletores vai aumentar para 69.


População insatisfeita com falta de administração do Governo do Distrito Federal
[VIDEO1]


Horários estendidos
Calçadas e locais de lazer das quadras das asas Sul e Norte dividem espaço com o mato cada dia mais alto. A situação preocupa, por exemplo, moradores e funcionários dos prédios das quadras 113 e 115 da Asa Sul . ;Uma vez um morador viu uma cobrinha na grama que estava alta, mas nem estava tão grande como agora. Muitos moradores já chamaram a Novacap, mas nem sinal deles;, informou o zelador de um edifício na 115 Sul, Valdir Barbosa, 31 anos.

Há muitos dias sem recolher o lixo e com o mato alto, o dono da banca na 113 Sul, José Livino Neto, 64 anos, reclamou da presença de animais. ;No começo do dia, os pombos fazem uma bagunça nos contêineres, espalham lixo para todo lado;, disse.

A Novacap informou que a chuva tem atrapalhado os serviços, mas garantiu que as 80 pessoas que compõem as equipes de serviços de roçagem e podas de árvores estão trabalhando com os horários estendidos, inclusive nos fins de semana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação