postado em 16/12/2010 08:00
Desde maio sem fumar por orientação médica, saboreando com frequência uma sobremesa feita de abacate batido com sorvete e participando de aulas de filosofia todas as terças-feiras, o arquiteto Oscar Niemeyer demonstra um vigor acima da média para quem já passou dos 100 anos ; ele completou 103, ontem. Em Niterói (RJ), onde foi realizada a primeira etapa da comemoração oficial de seu aniversário, ele foi saudado por familiares, amigos e autoridades, aproveitando para inaugurar a Fundação Niemeyer.Trata-se de mais uma obra de vulto do consagrado mestre das curvas, como Niemeyer se tornou mundialmente conhecido, em referência, principalmente, às obras de sua autoria que inserem Brasília no rol dos cartões-postais. ;Enquanto puder trabalhar, eu trabalho, porque o trabalho me distrai;, disse o arquiteto diante de uma plateia comovida com tamanha vitalidade. ;Cada problema que aparece é um esforço para resolver que me agrada muito;, completou.
É assim que, até hoje, o arquiteto ainda mantém vários projetos em andamento. Muito sobre sua vasta obra poderá ser conhecido no centro de pesquisa e documentação que será instalado na Fundação Niemeyer, em Niterói ; mesma cidade que ele escolheu para sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC), prédio construído dentro das mesmas características curvilíneas que destacam seus mais famosos trabalhos e que, instalado em ponto estratégico da cidade, no bairro do Ingá, proporciona uma vista panorâmica muito procurada por turistas de todos os cantos. O local já se tornou conhecido como Caminho Niemeyer.
Vera Lucia Niemeyer, a mulher do arquiteto, se disse muito feliz ao comemorar com ele uma data tão marcante. ;O importante é que ele está com saúde;, resumiu, lembrando ainda que, até hoje, Oscar Niemeyer continua produzindo. Um de seus projetos atuais é o Aquário de Búzios, situado na Região dos Lagos (que abrange Cabo Frio e outras praias famosas do litoral fluminense). Foi lá que ele construiu um aquário dentro d;água. ;Nunca ninguém fez (um aquário assim);, destacou Niemeyer, consciente de seu papel pioneiro na arquitetura mundial.