Cidades

Hora de mostrar habilidades para conquistar a sonhada vaga na UnB

Hoje e amanhã, candidatos a uma vaga na Universidade de Brasília deverão se esmerar nos conhecimentos gerais. Vale muito mais saber interpretar e construir ideias com argumentos do que ter várias teorias decoradas ao longo do ano

postado em 18/12/2010 08:00
Dalton (D), com Thatiana e Juan Felipe: Hoje e amanhã, as habilidades de interpretação e formação de ideias de mais de 24 mil candidatos serão testadas no vestibular 1;/2011 da Universidade de Brasília (UnB). Diante de uma prova interdisciplinar e temática, os vestibulandos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido no último ano de estudo, aplicado a temas da atualidade e discussões da sociedade. ;Muito mais do que saber de cor as teorias e as regras das disciplinas exploradas ao longo da prova, o candidato precisará mostrar que tem senso crítico, raciocínio lógico e saídas inteligentes para as questões;, observa Paulo Portela, coordenador acadêmico do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe).

Com as mudanças propostas para esta edição ; inclusão de questões discursivas tipo D e aumento da nota de corte da redação, de 3 para 4 pontos ;, o vestibular passa a buscar, ainda mais, futuros universitários que sejam tão bons na elaboração de ideias quanto nos estudos teóricos. ;Isso ficou muito evidente na última prova, aplicada no segundo semestre de 2010;, lembra Ênio César de Moraes Fontes, supervisor de língua portuguesa do Colégio Mackenzie. ;Como tema geral, a prova trouxe a discussão sobre vida e morte. Uma edição carregada de referências filosóficas, literárias e artísticas. O candidato foi obrigado a ir além.;

Para o estudante Dalton Marinho, 18 anos, diferentemente de vários vestibulares realizados nas federais do Brasil, o preparo para as provas da UnB requer que o estudante reveja todas as matérias do ensino médio, sendo que muitas delas não serão cobradas. ;No cursinho, fazemos listas enormes de exercícios. Mas isso é pouco para quem quer se dar bem. A UnB está à frente ao exigir alunos menos conteudistas, que saibam somar estudo e raciocínio;, afirma. Candidato a uma vaga no curso de direito, Dalton fez três vestibulares este ano. ;Além da UnB, prestei para a Universidade Federal de Goiás (UFG) e para a Universidade de São Paulo (USP).;

Ana Lúcia Veloso, 18 anos, ainda ressalta outra diferença entre os vestibulares. ;Prestei vestibular na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). As provas são direcionadas para a carreira pretendida. No meu caso, o direito, fiz exames com muito português, história e geografia. Na UnB isso não acontece;, diz. Para ela, seria ideal se a prova da UnB fosse também mais direcionada. ;Particularmente, acho complicado ter que passar um ano revisando todo o ensino médio. É desnecessário.;

Melhores alunos
Não é preciso ir muito longe para sentir o diferencial buscado pelo exame da federal do DF. Na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), o vestibular é mais objetivo e valoriza a matéria do ensino médio. Atena Oliveira Benício, 20 anos, aluna de medicina na ESCS e direito na UnB, conhece bem as duas avaliações. ;Eu gosto da prova da UnB. Outros vestibulares acabam limitando a capacidade criativa do candidato. Quem for bem treinado, em cursinhos e escolas de grande porte, se sai bem nos demais vestibulares porque vai saber o conteúdo. Mas e depois, o que garante que o desempenho na faculdade vai ser superior também?;, comenta.

Por outro lado, alguns educadores demonstram preocupação com um possível excesso de interdisciplinaridade nas provas da UnB. Segundo o professor de geografia César Berçott, é preciso tomar cuidado para não se desprezar o conhecimento adquirido pelos jovens estudantes. ;Não sou contrário à prova, mas acredito que, ao longo dos anos, ela foi reduzida quando se fala de conteúdo;, avalia. Para ele, isso pode acarretar uma redução do conhecimento explorado nas salas de aula, o que é errado. ;O método atual é ideal para o Programa de Avaliação Seriada (PAS), pois consegue ser eficiente ao avaliar a evolução do estudante. Mas para um exame de única etapa, como o vestibular, talvez não seja ideal. Caso o candidato esteja passando mal no dia da prova, por exemplo, sua prova sofrerá prejuízos, sem que ele seja, necessariamente, o candidato que merecia ser eliminado.;

PALPITES DOS PROFESSORES - TEMAS

Biologia
Surtos de infecção hospitalar, cólera e verminoses

Temas ligados à genética, como os atuais processos de manipulação de genes e introdução de novas características ao ser vivo (engenharia genética) e técnicas de avaliação do DNA humano e testes de paternidade (genética forense);

Temas relacionados à agricultura familiar e boa alimentação, levando em conta que o estudo de plantas do grupo das angiospermas (que engloba a maior parte dos vegetais consumidos pelo homem) sempre está presente nas provas da UnB.

Química
Desenvolvimento da nanotecnologia e seus usos na atualidade;

Questões com esse tema podem incluir discussões sobre a evolução da indústria tecnológica e investimentos financeiros para seu crescimento, permeando matérias de história e geografia

Tratamento de resíduos e lixo.

Física
Aceleradores de partículas como o LHC, um dos maiores já criados, e seu uso para estudo da nascimento do universo e dos átomos;

Essas discussões podem se ligar a temas da química, filosofia (evolução do pensamento científico) e história (evolução das descobertas científicas modernas).

Matemática
O uso de logaritmos e exponenciais esteve presente nas últimas cinco edições do vestibular. A matéria pode aparecer em enunciados sobre o aumento exponencial de venda de computadores domésticos no Brasil;

Atividade de usinas nucleares e substâncias radioativas, onde poderá ser discutido o processo de perda de massa destas substâncias.

Geografia
COP 15 ; Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas e novos temas sobre energia e meio ambiente;

Os mais de 10 terremotos de grandes escalas que abalaram o mundo em 2010 e noções sobre o movimento de placas tectônicas;

Copa do Mundo na África do Sul e a discussão dos problemas sociais vividos pelo país

Globalização e crises econômicas recentes

O crescimento da participação da China na economia e discussões mundiais

Os dois últimos temas podem entrar no âmbito da sociologia, filosofia e história, ao discutir a relação da sociedade nas transformações espaciais e crescimento demográfico: as supercidades, relação de consumo e produção de lixo.

História
Prêmios Nobel e sua construção histórica. Um bom exemplo seria comentar a obra de Vargas Llhosa, autor de uma das melhores percepções sobre Canudos, no livro A guerra do fim do mundo

Eleições 2010, para análise da construção da democracia brasileira, crises políticas e golpes de estado.

Português e literatura
Temas relacionados à Copa do Mundo 2010 (a primeira no continente africano), como a inclusão social pelo esporte. Aqui haveria a possibilidade de contemplar temas da história, por exemplo, a Revolta da Chibata (cujo centenário é comemorado neste ano), além do fato de o Brasil ser o próximo país-sede, indo para a geografia

Algum tema relacionado às Eleições 2010 (especialmente pelo fato de ter sido eleita a primeira mulher presidente do Brasil)

Centenário do nascimento de Rachel de Queiroz, a primeira mulher a ingressar na Academia

Brasileira de Letras
Algum tema relacionado à obra (repleta de filosofia) de José Saramago, falecido em 2010

Temas relacionados à obra de Lima Barreto, a qual tem recebido especial atenção da mídia nos últimos tempos.

*Dicas elaboradas por Jessé Janes, Leandro Machado, Rogério Tomazini, César Berçott, Robson Arrais, Ênio César e Manoel Amalrício.

FIQUE DE OLHO
Calendário
Hoje: prova de linguagens e códigos e ciências sociais, com redação
Amanhã: prova de ciências da natureza e matemática
Dia 22*: Gabaritos oficiais preliminares
Dias 23 e 24*: Recebimento de recursos contra os gabaritos preliminares
4/2/2011*: Resultado da primeira chamada
7/2 a 7/3/2011*: Consulta dos desempenhos individuais de candidatos e treineiros (*Datas prováveis.)

De olho no relógio
Duração das provas: cinco horas
; O início de todas as provas é 13h, horário em que se fecham os portões
; Recomenda-se chegar com uma hora de antecedência
; O aluno só pode deixar a sala de aula após uma hora do início das provas
; O caderno de provas só pode ser levado de sala nos últimos 15 minutos.

O que levar
; Documento de identidade original
; Caneta esferográfica de tinta preta
; Lanche leve
; Água
; Agasalho, em caso de mudanças no tempo.

O que deixar em casa
; Aparelhos eletrônicos (MP3, rádio, calculadora, telefone celular etc.)
; Bonés, chapéus, gorros e artigos de chapelaria em geral

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