Cidades

Chuva forte arrasta lixo e SLU promete coleta normal até segunda-feira

postado em 18/12/2010 18:02
Moradores da Asa Norte denunciaram o descaso do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) nas últimas semanas. Sem assistência, quem reside nas entrequadras da Asa Norte do Plano Piloto assiste revoltado à enxurrada de sacos plásticos e lixo, que estavam em containeres, devido à forte chuva que atingiu a cidade na tarde desse sábado (18/12). Justificando-se, o SLU calculou que, até o fim da tarde de quinta-feira (16/12), 40% do Distrito Federal contavam com o serviço do SLU em situação normal. Mas o órgão garantiu que a coleta voltará, de fato, à normalidade, no máximo, até segunda-feira (20/12).

Entenda o caso
Segundo o diretor de operações do SLU, Expedito Apolinário, a maior dificuldade enfrentada pelo SLU deve-se à inexperiência da mão de obra da Delta, "que não conhece ainda muito bem o sistema do DF", observou. Expedito explicou que, enquanto as equipes anteriores levavam 50 minutos para cobrir determinada área, os atuais funcionários passam mais de 1h30. A Delta Construção, à frente da limpeza urbana do DF, afirmou, em nota, que 1,5 mil pessoas foram contratadas para coleta e varrição. A companhia demonstrou interesse em readmitir os empregados da Qualix e da Valor Ambiental, antigas responsáveis pela coleta. "Houve dificuldades na liberação deles e, por isso, acelerou-se o programa de contratação de pessoas no mercado de trabalho", explicou o advogado da Delta, Gustavo Rocha. O tratamento do lixo compete só ao Governo do Distrito Federal (GDF).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação