Cidades

UnB está à procura de espaço alternativo para campus do Gama

postado em 21/12/2010 07:43
A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) vai criar um plano B para o caso de a primeira etapa das obras do câmpus no Gama, destinado a cursos de engenharia, não ser concluída até o início do próximo semestre letivo, em março de 2011. A proposta prevê a busca de espaços alternativos para acomodar as aulas. A decisão foi anunciada ontem, em reunião entre o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, decanos da instituição, estudantes e o diretor da unidade do Gama, Alessandro Borges.

A primeira etapa da nova unidade tem previsão de entrega para marçoA partir de março, os alunos do câmpus seriam abrigados no prédio chamado de Unidade de Ensino Acadêmico (UEA), que vai alojar a maior parte das salas de aula, os laboratórios de informática e o auditório. ;Porém, a obra tem vários problemas. Existe a possibilidade de não ser entregue no prazo;, observa Pedro Murrieta, decano de Administração e Finanças.

Se o atraso ocorrer, a intenção da UnB é que as aulas continuem a ser dadas no antigo fórum da cidade, em um galpão industrial alugado e em dois andares da sede do Sesc. O problema é que o contrato para a utilização de um dos andares do Sesc termina em 31 de janeiro. ;Caso não consigamos renová-lo, teremos que conseguir outros espaços. Ainda não sabemos quais seriam", informa Murrieta. Em março, o câmpus do Gama recebe mais 240 calouros. Com isso, serão 1,3 mil alunos e 70 professores na comunidade. ;Se continuássemos com os dois andares (do Sesc), provavelmente aguentaríamos mais essa turma;, avalia o decano.

Ao fim da reunião de ontem, o reitor da UnB pediu para o diretor da unidade do Gama apresentar, até janeiro, alternativas para o plano B. No entanto, José Geraldo se mostrou otimista quanto à entrega da UEA em março. ;Há condições bem razoáveis para que iniciemos o próximo semestre com a transferência das aulas para lá;, firmou.

Vistoria
A reunião foi realizada na manhã de ontem, depois de as obras do câmpus no Gama serem vistoriadas por Murrieta e por uma comissão de cinco estudantes e representantes da direção da unidade e do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan). Além da UEA, deve ser construído um segundo prédio, chamado de Unidade de Ensino e Docência (UED), a ser entregue em maio. O espaço vai abrigar laboratórios e salas de professores. Antes de o prazo ser prorrogado, a conclusão da UED estava prevista para o dia 31 deste mês, enquanto a UEA deveria ser entregue em 6 de janeiro.

[SAIBAMAIS]No encontro com o reitor da UnB, os alunos cobraram que as instalações apresentem condições adequadas em quesitos como iluminação, energia, água, segurança e rede de esgoto. ;Nesse sentido, também dependemos do apoio do Governo do Distrito Federal;, alerta Murrieta. Segundo ele, foram ;pouco eficientes; as conversas com o atual governador, Rogério Rosso. ;É que estamos em final de governo;, justifica. ;Boa parte do que queremos terá que ser acertado com a equipe de transição do governador eleito, Agnelo Queiroz.;

A reitoria também se comprometeu a publicar no site da UnB relatórios mensais sobre o andamento das obras. O saldo da reunião foi considerado positivo pelo representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, Yuri Soares Franco: ;A UnB garantiu, por exemplo, utilizar geradores, caso a rede de energia dos prédios não seja instalada a tempo;.

O representante do Centro Acadêmico de engenharia do câmpus do Gama, Victor Hugo de Souza, avalia: ;Antes, eles (a reitoria) só falavam que algumas coisas eram da alçada do GDF. Agora, dispuseram-se a conversar com o governo, cobrar mais das empresas responsáveis pela construção das unidades e conhecer mais de perto as dificuldades.Queremos que o prédio seja entregue em março, ainda que tenha estacionamento provisório e as aulas ocorram simultaneamente ao restante das obras;.

EU, ESTUDANTES
Leia mais sobre educação no site
www.correiobraziliense.com.br/euestudante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação