Cidades

Creche criada por centro espírita é esperança para crianças em Santa Maria

postado em 21/12/2010 08:00

Em uma região de Santa Maria considerada perigosa, o muro alto de concreto abafa o som das gargalhadas e das brincadeiras. Dentro da Creche Espírita Ponto de Luz, as crianças brincam no pátio como se desconhecessem a realidade do lado de fora. Quem vê a alegria delas não imagina que muitas já sabem o que é a violência. A maioria vive em situação de risco social ou é vítima de opressão familiar. Elas chegam à instituição, principalmente, por meio do Conselho Tutelar. A creche atende 78 meninas e meninos em período integral. A assistência só é possível graças às doações e ao trabalho de voluntários, aí incluído o Correio Braziliense Solidário.

Meninos e meninas da Ponto de Luz: em período integral, eles vivenciam na creche uma realidade diferente do que há na maioria de seus laresA coordenadora da creche, Ozita Maria Braga Pereira, disse que há cinco anos a instituição tenta firmar uma parceria com o Governo do Distrito Federal (GDF), mas não tem sucesso. ;Todo o ano fazemos a requisição do convênio e nada. Sobrevivemos de doações;, afirma. Quando a ajuda não chega, é do bolso dos diretores que saem os recursos para manter o espaço. Para equilibrar o orçamento, funcionários e voluntários promovem aos sábados um bazar com peças usadas. O dinheiro das vendas vai para o caixa da creche. A Associação de Auxílio à Maternidade, à Infância e à Adolescência (Amai) se encarrega do pagamento dos seis funcionários.

As crianças chegam às 7h20 e só retornam para casa às 18h. Diariamente, recebem cinco refeições, tomam banho e participam de atividades lúdicas e pedagógicas. Elas passam por acompanhamento psicológico e também contam com tratamento de odontologia e fonoaudiologia. Os serviços são prestados por especialistas voluntários. Além disso, a turma dos maiores, de 4 a 6 anos, aprende a riscar as primeiras letras e a ler as primeiras palavras.

Melhorias
A creche possui uma estrutura confortável para atender os pequenos. Eles têm à disposição brinquedoteca e parquinho, enquanto uma sala de leitura está sendo montada para o ano seguinte. Mas muitas melhorias precisam ser feitas para transformar a instituição em um ambiente mais estimulante. ;Queremos construir um refeitório para as crianças, porque elas almoçam no pátio. O banheiro necessita de uma reforma e o balanço do parque precisa ser consertado. Qualquer doação é importante, desde comida a material de limpeza;, resume Ozita. Além disso, uma boa mão de tinta em todo prédio deixaria o ambiente, naturalmente alegre, ainda mais aconchegante.

[SAIBAMAIS];É muito difícil depender de doações. Mas graças a Deus, nunca faltou nada para as nossas crianças. A gente cuida deles como se fossem nossos filhos;, garante Ozita. A concentração de esforços de funcionários e voluntários é reconhecida. ;Pelo belo trabalho que realiza, a instituição é uma das mais procuradas da região. Sempre que surge uma demanda, nós recorremos à creche em busca de vaga;, afirma o conselheiro tutelar Adriano Araújo. Mesmo sem disponibilidade, a direção dá um jeito para encaixar as novas crianças. Vinte pessoas já aguardam na fila para participar das atividades do próximo ano.

Ponto de apoio
A Creche Espírita Ponto de Luz é uma das 18 instituições apoiadas pelo Correio Braziliense Solidário. A organização, criada pelo Correio Braziliense, capta recursos por meio de eventos e transfere para 17 creches e um asilo. A aplicação da verba é acompanhada pela organização.

Colabore

Endereço da Creche: EQ 206, Área Especial 2, Santa Maria.

Telefones: (61) 3393-2929 e (61) 8426-4962

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação