Cidades

Varejo é o traço forte do SIA, segundo pesquisa inédita da Codeplan

postado em 21/12/2010 07:58
Uma pesquisa inédita traçou o perfil do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Técnicos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) foram a campo em novembro e no início deste mês e identificaram 2.586 empresas, sendo 1.293 na Feira dos Importados. A maioria dos estabelecimentos pertence ao setor varejista, seguido da indústria de transformação, com destaque para os segmentos de vestuário, calçados e móveis. Em terceiro lugar, aparecem as prestadoras de serviços. A administração do setor divulgou ontem os resultados preliminares.

Censo do SIA permitirá ao GDF traçar políticas públicas voltadas às atividades econômicas do localO SIA nasceu antes mesmo de Brasília. Durante a construção da nova capital, o lugar abrigava galpões para armazenar os materiais usados nas obras. Com a cidade pronta, imaginou-se que o setor receberia grandes indústrias. Hoje, há uma variedade enorme de comércios atacadista e varejista e mesmo de instituições governamentais administrativas. A descaracterização do espaço ao longo dos anos fez surgir problemas como a falta de estacionamento, de policiamento e de transporte público para atender a demanda dos trabalhadores. Além disso, a região abriga a Feira dos Importados, onde há registros recorrentes de irregularidades como contrabando e comércio informal.

O censo empresarial da área, que até 2005 integrou a região administrativa do Guará, teve por objetivo traçar um retrato confiável de sua dinâmica, a fim de que possam ser definidas políticas públicas para o desenvolvimento local. Além disso, o levantamento de dados atende à necessidade de atualização de informações sobre o perfil econômico do SIA. Os dados oficiais mais recentes datavam da época em que o setor ainda não era uma região administrativa independente.

Fábricas
De acordo com a Codeplan, há intenção de fazer levantamentos semelhantes ao que ocorreu no SIA em outras regiões administrativas do Distrito Federal. Até hoje, a Codeplan só compilou dados sociais sobre Brasília e as cidades que a circundam, disponíveis na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (PDAD).

Os dados indicam que entre 2006 e 2010, o número de empresas avançou quase 80% ; 898 firmas abriram as portas no período. Do total de estabelecimentos em funcionamento, apenas 23 são fábricas. As lojas são maioria (69%), seguidas de escritórios (15%), depósitos (4%) e oficinas (2,8%). O restante não se enquadra nessas categorias. Entre as 268 filiais instaladas no SIA, a maior parte é de São Paulo (17%), Goiás (12%) e Minas Gerais (6%). Mais da metade das empresas paga aluguel (61,5%). Os imóveis próprios representam 31% do total.

Segundo a pesquisa, o SIA acumula 40.212 funcionários: 66% homens e 34% mulheres. A maior parte ; 47% ; parou os estudos no ensino médio. Quanto à faixa etária, o maior grupo tem entre 30 e 59 anos (38%). Mais da metade ; 26.380 ; depende de ônibus para ir ao trabalho. O levantamento encontrou 214 menores de 18 anos atuando nas empresas, incluindo as barracas da Feira dos Importados e os quiosques. Entre os 3.915 dirigentes identificados no levantamento, 68% são homens, a maior parte tem mais de 60 anos (73%), possui curso superior (48%) e vai de carro para a empresa (78%).

Colaborou Mariana Branco

Radiografia
Total de empresas ; 2.586

Varejo ; 62,3%

Serviços ; 23,8%

Indústria de
transformação ; 6,7%

Atacado ; 3,5%

Indústria da
construção civil ; 3,3%

Indústria de produção e
distribuição de eletricidade,
gás e água ; 0,25%

Total de dirigentes - 3.915

Total de trabalhadores - 40.212

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação