postado em 21/12/2010 10:20
Uma ação promovida pela Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa) do Distrito Federal acontece desde segunda-feira (20/12) e vai até a próxima quarta-feira (22/12) na Estrutural. Uma média de 23 famílias são transferidas por dia para casas populares construídas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).A Operação Força-Tarefa de Combate à Invasão foi criada para remover ocupações irregulares em áreas públicas de todo o DF e fazer a transferência de famílias para as casas do PAC. "Existem 200 casas prontas, e aos poucos estamos alocando as famílias. Só nesta semana serão 90", conta o Gerente de Operações da Sudesa, Eduardo Conde.
As famílias não oferecem resistência, e como foram avisadas com alguns dias de antecedência, puderam preparar a mudança para o dia programado. "Nós oferecemos um caminhão para fazer o transporte, e todo mundo já está pronto. Como a transferência é de famílias de dentro da Estrutural para casas que ficam na mesma região, o trabalho fica mais ágil", explica Conde.
O novo endereço das famílias será a Quadra 8 da cidade. Esta deve ser a última operação de transferência de famílias. "Algumas casas ainda precisam ser avaliadas pela Caixa Econômica Federal para serem liberadas. Mais trannsferências agora só no novo governo", finalizou Conde. Na semana passada, 67 famílias já haviam sido beneficiadas, todas pelo programa da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF). A operação nesta terça-feira (21/12) acontece das 8h30 e dura até o final da tarde.
Para a operação foram destacados 70 funcionários da Sudesa e há, ainda, apoio da Polícia Militar, Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Companhia Energética de Brasília (CEB), Codhab, Novacap, SLU e Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest).