Cidades

Presos ganham um Centro de Formação Profissional na Papuda

postado em 21/12/2010 18:21
A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF) inaugurou, às 10h, desta terça-feira (21/12), o Centro de Formação Profissional Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (CFP/Funap/DF). O espaço fica no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), da Papuda.

De acordo com a Funap, são seis salas de aula, uma sala de múltiplas funções, um laboratório de informática que possuem capacidade para atender até 200 sentenciados simultaneamente. Segundo a diretora executiva da Funap, Verlucia Moreira Cavalcante, a Fundação tem um contrato com o Senai/DF. "O Senai entra com a parte teórica e nós oferecemos a estrutura física, materiais de consumo e alunos", explicou.

Serão 17 modalidades de curso: cursos de garçom, pintor de faixas e cartazes, pintor de obras, empreendedorismo, mecânico de manutenção de bicicletas, assistente administrativo, assistente de vendas, manicure/pedicure/depilador, cabeleireiro, massagem corporal, relaxante e estética, panificação, confecção e modelagem de roupas, garçom/copeira, mecânica de motor, pedreiro de alvenaria, serigrafia, paisagismo ; manutenção, decoupagem.

Apenas os sentenciados que respondem a processo disciplinar no âmbito do encarceramento não estão autorizados a participar dos cursos. "Alguns cursos tem pré-requisito como necessidade de ser alfabetizada, ter quarta série, primeiro ou segundo grau", explicou a diretora.

Os sentenciados que participam dos cursos de formação profissional são beneficiados pela redução da pena na proporção de um dia a menos para cada 18 horas de estudo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação