Cidades

Lojas e shoppings do DF funcionam na véspera de Natal só até as 17h

Roberta Machado
postado em 23/12/2010 08:00
Os brasilienses que ainda não conluíram a lista de presentes ganharam um tempo extra. De olho nessa parcela do público, as 18 mil lojas de rua e os principais shopping centers de Brasília trabalharão em horário estendido até hoje, antes de fechar as portas para o feriado. Na véspera do Natal, o comércio deve funcionar até as 17h.

Nos últimos dias, os shoppings têm mantido as portas abertas até mais tarde, e dão até hoje uma boa oportunidade para os que preferem pesquisar preços e planejar as compras com mais calma. ;O comerciante faz de tudo para que o consumidor não passe por transtornos, então alguns shoppings estarão abertos até as 24h;, explica Antonio Augusto de Moraes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista).

Antonio Augusto ainda alerta que a exceção deve ser aproveitada, pois o ideal é evitar os imprevistos das compras apressadas. ;As pessoas que procuram antecipar as compras facilitam muito para elas e para o próprio comerciante porque ele pode dar um atendimento melhor;, explica. No entanto, a expectativa do comércio é de que estes últimos momentos antes do Natal não sejam tão tumultuados quanto em anos anteriores. ;Nos parece que há uma certa antecipação por parte do consumidor no fim de ano, mas podemos esperar um volume muito grande para os dias 23 e 24;, especula Moraes.

Outros horários
Assim como o comércio de rua e os shoppings, os supermercados fecham amanhã às 17h. Os bancos, por sua vez, têm expediente até as 11h. Já os postos do Detran e o Jardim Zoológico encerram as atividades ao meio-dia. Delegacias, hospitais, postos de saúde, o Museu da República, o Jardim Botânico e o Parque da Água Mineral funcionam normalmente nesta sexta-feira. Os bares e restaurantes devem abrir no dia 26, de acordo com os horários normais de cada estabelecimento. A Biblioteca Nacional não terá expediente amanhã nem no fim de semana.

Apesar do fechamento das lojas dos shoppings, os cinemas e as praças de alimentação funcionam no dia de Natal, mas abrem somente a partir das 14h. No domingo, o comércio volta ao ritmo de costume até a próxima quinta-feira.

O que abre e o que fecha no fim de semana do Natal
Comércio
Amanhã, as lojas abrem das 10h às 17h. No Natal, o comércio fecha e, no domingo, reabre as portas das 14h às 20h.

Shoppings
Na véspera do feriado, alguns shoppings abrem às 10h e outros, às 9h ; mas fecham mais cedo, às 17h. No Natal, devem funcionar apenas as áreas de lazer e alimentação, a partir das 14h. No dia 26, os shoppings abrem em horário normal de domingo, às 14h.

Bares e Restaurantes
Cada estabelecimento segue os horários normais de funcionamento de fim de semana nos três dias.

Bancos
Na véspera de Natal, os bancos abrem das 9h às 11h. Durante o fim de semana eles não funcionam.

Supermercados
Os supermercados abrem no horário normal amanhã,
mas fecham mais cedo, às 17h. No Natal, os estabelecimentos fecham, mas reabrem as portas normalmente no domingo.

Delegacias
Dia 24: Funcionamento normal
Dias 25 e 26: esquema de plantão

Detran
* Os postos do Detran funcionam somente amanhã, das 7h30 ao meio-dia. Não haverá atendimento no fim de semana.


Hospitais
* Na véspera de Natal, hospitais e postos de saúde funcionam normalmente. Durante o fim de semana, hospitais abrem em regime de plantão e postos permanecem fechados.


Complexo Cultural da República
* O Museu da República abre normalmente amanhã, das 9h às 18h30, mas permanece fechado no Natal. As portas do Museu reabrem no domingo, das 9h 18h30.


* A Biblioteca Nacional não abrirá nos dias 24, 25 e 26.
Feiras
* A Feira da Torre abre nos três dias, das 9h às 17.


* A Feira do Guará abre em horário normal, das 8h às 18h, na véspera do feriado e no domingo. As barracas ficam fechadas no Natal.


* A Feira dos Importados funciona normalmente, das

9h às 18h, na sexta e no dia 26, mas fecha no feriado.

Parques
* O Jardim Botânico abre normalmente na véspera do feriado, das 9h às17h, mas fica fechado no fim de semana.


* O Parque da Água Mineral funciona normalmente amanhã e no domingo, das 8h às 16h, mas fecha no Natal.


Metrô
* Amanhã, o Metrô irá rodar das 6h às 20h, mas não funciona no feriado. No dia 26, segue o horário normal de domingo, das 7h às19h.


Zoológico

* Na véspera do Natal, o Zoológico abre das 9h ao meio-dia. No feriado, funciona das 14h às17h e no domingo volta ao horário normal, das 9h as 17h.


Eixão do Lazer
* O Eixo Rodoviário fica fechado para pedestres amanhã. No sábado e no domingo, só os pedestres terão vez na via, das 6h às 18h, durante o Eixão do Lazer.


Confira os horários dos principais shoppings do DF antes do Natal. No dia 25, em todos eles, as lojas não abrem, apenas as praças de alimentação e as áreas de lazer deverão funcionar:

Alameda Shopping
Dia 23: 9h às 23h
Dia 24: 9h às 17h

Brasília Shopping
Dia 23:: 10h às 23h
Dia 24: 10h às 17h

Conjunto Nacional
Dia 23: 9h às 23h
Dia 24: 10h às 17h

Park Shopping
Dia 23: 9h às 24h
Dia 24: 9h às 17h

Pátio Brasil
Dia 23: 9h às 23h
Dia 24: 9h às 17h

Taguatinga Shopping
Dia 23: 10h às 24h
Dia 24: 9h às 17h

Terraço Shopping
Dia 23: 10h às 23h
Dia 24: 10h às 1 7h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação