Cidades

Missa do Galo será realizada à meia-noite desta sexta-feira na Catedral

postado em 24/12/2010 07:40

O arcebispo de Brasília, dom João Braz de Aviz, rezará a missa na Catedral
A Catedral Metropolitana de Brasília deverá receber de 200 a 300 católicos para a tradicional Missa do Galo, que será rezada pelo arcebispo dom João Braz de Aviz. A celebração ocorrerá à meia-noite desta sexta-feira (24/12). Ao todo, 123 paróquias do DF estarão envolvidas na comemoração do nascimento do menino Jesus. Trezentos e cinquenta padres mobilizaram as comunidades para participarem das missas em todo o Distrito Federal. Cada paróquia tem autonomia para organizar de forma distinta. Na maioria, as missas ocorrerão entre 7h30 e 23h.

A mensagem de dom Aviz, divulgada pelo programa de rádio e pelo site da Arquidiciose, faz um convite aos fiéis à reflexão sobre o Natal, ;um fato histórico;. ;O que estamos para celebrar como discípulos de Jesus, aqui em Brasília, não é apenas algo do passado, que nós conservamos fielmente na nossa tradição. Trata-se de um acontecimento que marcou para sempre a presença de Deus-amor feito homem no meio de nós;, afirmou o arcebispo no seu programa Dia do Senhor.

Padres, religiosos e fiéis se preparam durante o Tempo do Advento, que nada mais é do que um mês litúrgico, que antecede ao Natal. ;Trabalhamos a parte da conversão pessoal para poder celebrar essa data com maior profundidade a nossa fé;, explicou o padre André Pereira Lima, assessor de imprensa da Arquidiocese de Brasília. ;Apesar de todos os eventos que aconteceram na nossa cidade e no nosso país, somos convidados, a partir do Natal, a olhar para o futuro com esperança, tendo como base o nascimento do nosso salvador, para que possamos construir um mundo melhor, uma sociedade mais justa para todos;, acrescentou.

De acordo com o padre André, a missa de Natal será celebrada em ação de graças pelo ano frutífero da Arquidiocese de Brasília. ;São 50 anos da arquidiocese e 40 da Catedral. Neste ano, também realizamos o 16; Congresso Eucarístico Nacional, em maio, quando todo o país celebrou a eucaristia. Nessa ocasião, tivemos a presença de um cardeal de Roma. Além disso, celebramos o jubileu da arquidiocese, em agradecimento pela vida da igreja;, lembrou.

O aposentado Domingos Caldeira, 86 anos, frequenta as missas da Paróquia São Judas Tadeu, no Plano Piloto, todos os domingos, mas afirma que em 25 de dezembro a oração será especial. ;Infelizmente, a data está sendo muitoexplorada pelo comércio, que acaba desvirtuando muito o motivo de celebração. Por isso, é importante reunirmos a família nesse momento e fazermos um exame de consciência, tentando evitar cometer pecados;, afirmou. ;Sempre que posso, participo da eucaristia e quando não vou aos domingos à missa, vou aos sábados;, completou.

No domingo, a Arquidiocese de Brasília celebrará outra missa na Catedral em ação de graças pelos 14 anos de dedicação do monsenhor Marcony Vinícius Ferreira à igreja. A celebração será às 18h. O religioso vai partir para o Vaticano, em Roma, onde, entre outras missões, terá a de continuar os estudos. De acordo com a assessoria da Arquidiocese, George de Albuquerque Tajora foi escolhido para assumir a Catedral como pároco. O padre Antônio Edmilson Aires será o vigário paroquial.

Por vir

A palavra advento quer dizer ;o que está para vir;. O tempo do advento é para toda a Igreja um momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado. O Advento começa às vésperas do domingo mais próximo do 30 de novembro e vai até as primeiras horas da véspera do nascimento de Jesus, contando quatro domingos. É um tempo de alegre expectativa, além de preparação, para celebrar o nascimento de Jesus, em 25 dezembro.

Missas na sexta-feira (24/12) e no sábado (25/12)

Confira os horários:

Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Aparecida
Esplanada dos Ministérios
Dia 24: meia-noite

Catedral Rainha da Paz
Eixo Monumental
Dia 25: 11h e às 19h

Santuário Nossa Senhora de Fátima
906 Sul
Dia 24: 20h

Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Praça Central, Área Especial 7, Taguatinga
Dia 24: 20h
Dia 25: 9h e 19h

Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
SHIS QL 6/8 conjunto A
Dia 24: 19h
Dia 25: meio dia e 18h

São Francisco de Assis
914/915 Norte
Dia 24: 20h

Paróquia São Marcos e São Lucas
EQNP 9/13 Mód. EFGH, Setor P Norte, Ceilândia
Dia 24: 20h

Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Setor D Sul , Área Especial 3, Taguatinga Sul
Dia 25: 7h, 9h, 17h e 19h.

Paróquia São Camilo de Lellis
EQS 303/304
Dia 24: 7h30 e 20h
Dia 25:11h e 19h

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação