Cidades

Chuvas pioram problemas dos buracos nas ruas em todo o DF

Luiz Calcagno
postado em 28/12/2010 07:40
Uma das áreas mais críticas de Ceilândia é a QNP 14, onde os buracos estão por toda parteQuem dirige pelas vias do Distrito Federal deve ficar atento. As pistas estão cheias de buracos, situação que tende a se agravar neste período chuvoso. Em alguns pontos, os condutores precisam fazer verdadeiros malabarismos para desviar das crateras. Na QNP 14, no P Sul, em Ceilândia, por exemplo, as falhas cortam a via de ponta a ponta. É impossível se esquivar. Em outros locais, a quantidade de buracos é tão grande que quem passa de carro ou de moto tem que escolher em qual deles vai cair, como na Rua 7 de Vicente Pires.

No Conjunto L da QNP 18, também no P Sul, os carros se revezam para passar em uma única mão. A via está cheia de buracos em vários outros pontos e trafegar no local é sempre arriscado. Na QSD 24 em Taguatinga Sul, as crateras formaram uma trilha sinuosa que toma um lado da pista. Na via que liga Samambaia à QNL, em Taguatinga, os buracos são fundos, mas pequenos, de difícil visibilidade à noite. No último sábado, por volta de 22h30, vários carros furaram o pneu na pista.

Na tentativa de garantir que o DF esteja em melhores condições até a virada do ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) mantém esforço redobrado. Equipes da companhia trabalham de segunda a segunda para cobrir os buracos no asfalto da capital federal. Para se ter uma ideia, já foram utilizadas mais de 1.150 toneladas de massa asfáltica para tapar os buracos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, um total de 120 funcionários atuam nas frentes de trabalho.

Ariolino mostra a cratera que já completou três meses: revoltaA operação tapa-buracos, ainda assim, não parece ser suficiente. Se tornou uma corrida contra a natureza, já que à medida que funcionários cobrem os buracos, a chuva abre novos em outros locais. Além disso, a ação começou atrasada, por conta da greve dos funcionários da Novacap, a mais longa da história do órgão nos últimos 12 anos ; a paralisação durou 17 dias e terminou no começo deste mês. As escalas de folga para os feriados de fim de ano também reduziram o quadro de funcionários. O número de equipes caiu para quatro. Ontem, elas atuaram no Plano Piloto, em Águas Claras, em Vicente Pires e no Park Way.

Indignação
Não são apenas os motoristas que reclamam das vias esburacadas. A comunidade também se queixa, já que boa parte das crateras ficam em ruas residenciais. Os moradores dizem que as cidades ficam com ;um aspecto ruim, mais sujas e feias, ressalta o operador de máquinas Ariolino de Jesus Costa, 39 anos. Morador da QNP 14, no P Sul, ele mostrou à reportagem o buraco na saída da quadra, que, segundo ele, já completou três meses. A falha é tão grande que os carros mais baixos chegam a tocar com o fundo no chão.

;A cidade fica horrível, os carros são danificados. Esse buraco aumentou muito. Está acabando o ano e não vejo sinal do governo. A Novacap ainda não apareceu aqui. Não que eu tenha visto. Mas os impostos, esses já foram pagos;, declara. O motorista Márcio Pereira, 30, morador de Samambaia, também se queixa. ;Trabalho com meu carro. Em todo lugar tem buraco. Neste período de chuvas, eu já troquei duas rodas. O aluguel que me pagam para o uso do meu veículo não cobre esses estragos; diz.


PROTESTO
A cidade também está cheia de buracos. Na Rua 8, o estrago é grande. No último sábado, os moradores fizeram um protesto depois que um carro ficou agarrado dentro de uma cratera, pela quarta vez. Eles colocaram fogo em pneus. Policiais militares foram chamados ao local, mas não houve confusão.


REPAROS NO AEROPORTO
A Novacap e a Infraero firmaram uma parceria para reparar a pavimentação das pistas do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Devido às chuvas e ao grande fluxo de aeronaves neste fim de ano, as pistas de rolamento do local sofreram um desgaste natural e apresentam buracos. A Novacap está cedendo parte de sua produção de massa asfáltica para que a pavimentação das pistas por onde trafegam os aviões possa ser reparada. ;Nesta época é importante que esteja tudo em ordem. É uma questão de segurança para os milhares de passageiros que viajam neste período do ano;, afirma o presidente da Novacap, Celso Roberto Machado Pinto.

O povo fala

Quem é o culpado pela situação precária das vias do DF?

Joyce Melo de Sousa, 26 anos, corretora de imóveis, moradora da Estrutural
;A buraqueira é responsabilidade do governo. Se está ruim, a culpa é deles (governantes). Eles arrecadam com multa e IPVA e, mesmo assim, a cidade fica nesse estado.;

Gilmar José Rocha, 49 anos, professor, morador de Águas Claras
;A situação do asfalto é uma vergonha. Para mim, o governo investe em muita coisa que não
é necessária e não resolve os problemas mais básicos.;

Antônia Almeida, 45 anos, técnica em enfermagem, moradora de Águas Claras
;As vias estão péssimas. Brasília está numa situação muito difícil. É muito buraco. A chuva destrói o asfalto e o governo que não conserta.;

Joseval Gomes, 51 anos, pedreiro, morador do Lago Sul
;Não dá para culpar apenas o governo. A chuva deteriora muito o asfalto. O ruim é que sobra para quem dirige, que tem que arcar com o carro quebrado.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação