postado em 28/12/2010 17:01
A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) vai inaugurar o Laboratório de Referência de Hemostasia (coagulação), às 10h desta quarta-feira (29/12). A inauguração contará com a presença da secretária de Saúde, Fabíola Nunes de Aguiar, e, possivelmente, com o governador do DF, Rogério Rosso.Esse novo serviço vai controlar e analisar os fatores necessários para coagulação senguínea de amostras dos pacientes internados e ambulatoriais, portadores de coagulopatias. Todos os exames serão encaminhados pela rede de saúde pública do DF.
O volume coletado no procedimento é de 3,5 ml, e é acondicionado em tubos com anticoagulante. As amostras serão identificadas por código de barra contendo os dados do paciente, rastreáveis pelo Sistema Informatizado do Hemocentro (SistHemo). O laboratório será composto por um médico homoterapeuta, farmacêutico bioquímico, biomédica e técnica de laboratório.
Para o próximo ano, o Hemocentro deve consolidar o início da coleta de sangue de cordão umbilical e placentário, a triagem sorológica para HIV e HCV pela metodologia NAT, a implantação do Projeto de Distribuição dos Hemocomponentes, o Cadastro Único de Pacientes Portadores de Hemoglobinopatias e o desenvolvimento das ações de Engenharia Clínica.
Funcionamento
Nesta sexta-feira (31/12) o horário de funcionamento será das 7h às 12h.