postado em 29/12/2010 09:53
Já começam as movimentações na Nova Rodoviária Interestadual do Distrito Federal para as viagens de ano-novo. De acordo com a previsão da Socicam Terminal de Passageiros, empresa integrante do Consórcio Novo Terminal, que administra o local, cerca de 27 mil pessoas devem embarcar e desembarcar entre os dias 29 de dezembro e 3 e janeiro no DF.Para não haver confusão, ônibus extras para cidades como Goiânia, Unaí e Anápolis, destinos mais procurados para quem sai da capital federal, já foram reservados. Outros ônibus ainda podem ser colocados à disposição, de acordo com a necessidade. Segundo a Socicam, nessa época do ano, a equipe de limpeza, segurança, manutenção e áreas de operação do terminal são aumentadas em 10% para garantir o atendimento adequado ao usuário.
A empregada doméstica, Maria Divina de Jesus, de 57 anos, trabalhou no Natal mas vai conseguir viajar no ano-novo para ver a família. "Vou para Correntina (BA) passar a virada de ano com meus dois filhos e meu neto. Nunca fui na rodoviária nova, mas como comprei as passagens há 15 dias acho que não vou enfrentar problemas", conta.
Para evitar transtornos comuns, o passageiro deve seguir as seguintes algumas recomendações como adquirir a passagem antecipadamente; chegar ao terminal uma hora antes do embarque; identificar as bagagens; não descuidar das crianças; além de levar documentos de todos os passageiros (inclusive das crianças).
Vale lembrar que crianças menores de 12 anos (munidos de documento de identificação) podem viajar somente com os pais, responsáveis legais, irmãos com mais de 18 anos, avós ou tios de primeiro grau. Caso isso não seja possível, é necessário uma autorização escrita, assinada pelo pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório.
Aeroporto
O movimento no Aeroporto Internacional de Brasília também deve ser grande nos próximos dias. Mesmo assim, a previsão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) é de que não haja transtornos na véspera de ano-novo. Segundo informa a assessoria de imprensa, as filas nos guichês estão grandes principalmente a partir das 10h, mas não estão fora da normalidade para a época.
Mensalmente, passam pouco menos de um milhão de pessoas pelo Aeroporto JK, mas por conta das férias escolares e recessos de final de ano, o número de pessoas no terminal já passou dessa marca antes mesmo de acabar o mês de dezembro. A Infraero informou que não há previsão exata de movimento para essa semana.
Para evitar transtornos, o passageiro deve chegar com pelo menos uma hora e meia de antecedência para voos nacionais e três horas para voos internacionais. Além disso, o documento de identificação com foto deve estar acessível para ser apresentado no guichê e na hora do embarque na aeronave.