Jornal Correio Braziliense

Cidades

Presente nas comemorações do ano-novo, fogos de artifício merecem cuidados

Mariana Laboissi;re

Com as festividades de fim de ano, a venda de fogos de artifício aumenta em todo país e o índice de acidentes envolvendo esses artefatos também cresce. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) calcula que somente entre o Natal e o ano-novo, o número de vítimas suba 45%. Para tanto, a corporação recomenda algumas medidas de segurança durante a manipulação.

O coronel Paulo Roberto, chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros, esclarece que são três as principais causas de ocorrências envolvendo fogos de artifício: o uso de materiais de fabricação artesanal, a ingestão de bebida alcoólica antes e durante o manejo e, por último, o efeito retardado dos fogos, isto é, quando a combustão inicial demora mais tempo que o habitual para ocorrer. Nesse último caso, é recomendado aguardar pelo menos dois minutos para poder se aproximar do objeto. ;Quando o fogo falha, pode ocorrer de a pessoa se aproximar e pegar o foguete na mão. Deve-se ter muito cuidado nessas situações;, adverte o coronel.

De acordo com Paulo Roberto, quando não se sabe a procedência do material, é melhor evitar o uso. ;O problema é que algumas pessoas compram um foguete industrial, mas o desmontam. O objetivo é aumentar a potência acrescentando pólvora; explica. ;Não se deve, também, comprar o foguetes a granel, pois é necessário ler todas as recomendações contidas na caixa do produto. Além, é claro, de consultar o vendedor.;

O perfil dos acidentados, segundo o Corpo de Bombeiros, é conhecido. Em sua maioria, são homens adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 27 anos. Nos caso das queimaduras, lesão na córnea e/ou mutilações ; consequências comuns de acidentes com fogos ;, a atitude mais adequada como primeiro atendimento é aliviar a dor da vítima colocando a parte afetada embaixo de água fria e limpa ou envolvendo o membro com um pano úmido e limpo.

Mercado
Um acréscimo médio de 20% nos lucros durante dezembro, comparado aos outros meses do ano, é a estimativa do proprietário da loja Mil Fogos, em Taguatinga, Alexandre Nascimento. O estabelecimento existe há 17 anos e responde pela maior variedade de produtos dessa natureza no DF. ;Tem lojas que só querem vender, mas quero meu cliente todo ano aqui. É exatamente por isso que primamos pela segurança. Sempre que recebemos alguém, fazemos questão de perguntar em que área ele irá soltar o foguete. Dependendo, alertamos: ;Nesse local você pode, nesse você não pode;;.

O consumidor deve estar atento na hora de comprar fogos de artifício. O lugar de comercialização precisa ser observado com cuidado. ;Comprar somente em lojas autorizadas é muito importante. Afinal, existe uma norma técnica do Corpo de Bombeiros que deve ser seguida. Em padarias, bares, lojinhas pequenas, não se pode vender;, reforça Alexandre. ;É aí que entra a denúncia. As pessoas que verificarem esse tipo de coisa podem ligar para a Polícia Civil. Para se certificar do impedimento, analise se o local possui a Licença para Comercialização de Fogos de Artifício exposta ; documento emitido pela Divisão de Controle de Armas, Munições e Explosivos (Dami) da PC;, finaliza.

A festa já começou
Às vésperas da chegada de 2011, muitos brasilienses ainda não sabem para onde ir, na virada do ano. O cardápio de atrações para aqueles que não vão sair da cidade é variado. Quem escolher festejar o réveillon no centro de Brasília vai presenciar a tradicional queima de fogos, na Esplanada dos Ministérios. Dessa vez, porém, o espetáculo pirotécnico vai durar somente 15 minutos. Nos anos anteriores, a atração se prolongou por 21 minutos. Haverá shows com oito bandas de samba e música sertaneja, até 1h30.

O transporte para a festa gratuita contará com reforço. O metrô vai funcionar em horário especial, das 6h de hoje até as 2h de 1; de janeiro. O embarque e o desembarque vão ocorrer em todas as estações, até as 23h30. Das 23h30 às 2h, embarque somente nas estações Central (Rodoviária) e Galeria e desembarque em todas as estações. O valor do bilhete é o normal, R$ 3. Amanhã, o esquema muda: das 23h30 às 2h de sábado, o embarque será feito smente nas estações Central (Rodoviária do Plano Piloto) e Galeria. Já o desembarque continuará permitido em todas as demais estações.

Entre os ônibus, será reativada a Linha 103.1 (Rodoviária do Plano Piloto/ Prainha) e os outros coletivos circularão com reforço, de acordo com a demanda. Tudo para que as pessoas possam aproveitar melhor a festa na Esplanada, que, este ano, começou antecipada. Desde o dia 25 tem havido shows, diariamente, no local (Veja programação).

Dicas do Corpo de Bombeiros
Quem avisa, amigo é

  • Não soltar fogos de artifício de fabricação caseira
  • Não ingerir bebida alcoólica antes ou durante a manipulação de fogos de artifício
  • Sempre direcionar o foguete para cima
  • Evitar soltar fogos em locais de grande movimentação ou que comportem materiais inflamáveis, como escolas, postos de gasolina, igrejas
  • Chamar uma empresa especializada sempre que for montar uma bateria
de fogos.

Classificação dos fogos

Categoria A: fogos de artifício que apresentam um risco muito baixo e um nível sonoro insignificante. Costumam ser utilizados em áreas confinadas, incluindo o interior de edifícios residenciais

Categoria B: fogos de artifício que apresentam um risco baixo e um nível sonoro baixo e que se destinam a áreas exteriores confinadas

Categoria C: fogos de artifício que apresentam um risco médio, utilizados em grandes áreas exteriores abertas. O nível sonoro desses artefatos não é prejudicial à saúde humana

Categoria D: fogos de artifício que apresentam um risco elevado, com nível sonoro que pode ser prejudicial à saúde humana, devendo ser utilizados exclusivamente por pessoas com conhecimentos especializados.

Programação Na Esplanada

Hoje
Na Lata: 18h às 18h30
Elffus: 18h40 às 19h10
Cidade Negra: 19h20 às 20h40
Ligação Direta: 21h às 21h30
Galinha Preta: 21h40 às 22h10
Plebe Rude: 22h30 às 23h30
Biquini Cavadão: 0h às 1h30

Amanhã
Carnavália: 18h às 18h50
Clima de Montanha: 19h às 19h50
Nilson Freire: 20h às 20h50
Coisa Nossa: 21h às 21h50
Zezito e Zé Paulo: 22h às 22h50
Bruno e Matheus: 23h às 23h50
Bateria Aruc e Fogos: 0h as 0h15
Fernando e Sorocaba: 0h às 1h30