postado em 30/12/2010 19:25
O Juizado Especial do Aeroporto Internacional de Brasília divulgou, nesta quinta-feira (30/12), a estatística de atendimentos do mês de dezembro. Ao todo foram 811 casos, o que representou um aumento em relação aos meses de novembro e outubro, quando foram atendidas 600 e 744 pessoas, respectivamente.Segundo o juizado, os principais problemas enfrentados pelos usuários das companhias aéreas, neste mês, foram overbookings, atrasos e cancelamentos de voos. Também foram registradas reclamações sobre extravios de bagagem e violação de malas com furto de objetos.
O Juizado conseguiu celebrar 148 acordos informais; 209 usuários desistiram de entrar com ação na Justiça; 92 audiências foram marcadas e 12 casos encaminhados para outros estados do Brasil. A empresa TAM liderou o ranking das reclamações com 334 ocorrências, seguida pela Gol com 187, Webjet, com 142, Aviança (Ocean Air) com 48, Delta Airlines com 25 e Tap com 11 protestos.
O atendimento no Juizado Especial do Aeroporto de Brasília é gratuito e se destina a solucionar questões que envolvam valores de até 20 salários mínimos, sem a necessidade de advogado. O posto funciona em tempo integral, próximo aos stands de venda de passagens aéreas no 1; andar. O consumidor que quiser solucionar um problema no Juizado Especial do Aeroporto deve entrar com o pedido dentro de 24h do incidente ocorrido.