postado em 31/12/2010 09:14
Brasília - A hotelaria de Brasília terá uma movimentação atípica no mês nesta virada de ano. A expectativa é do presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhobar) da capital, Clayton Machado. Segundo ele, a ocupação hoteleira já é o dobro da que costuma haver nesta época do ano. ;Hoje temos 60% de ocupação já confirmada, historicamente essa taxa fica entre 25% e 30% nessa época do ano. Esperamos até amanhã chegar a 80%. Se ficarmos do jeito que está já estamos no lucro.;O aumento no número de visitantes está relacionado à posse da presidenta Dilma Rousseff e deve movimentar também o setor de alimentação e lazer. Segundo o presidente do Sindhobar, muitos bares e restaurantes, que costumam fechar nesta época por causa da baixa procura provocada pelas férias, irão abrir.
Ele lamenta, contudo, que a programação de fim de ano na capital não seja divulgada com antecedência. Segundo Machado, isso pode prejudicar o turismo.
Outro aspecto negativo é o serviço de corte da grama e coleta de lixo que está atrasado. A assessoria da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou que os gramados da Esplanada dos Ministérios já foram cortados e estão em ordem para o desfile em carro aberto da nova presidenta. No resto da cidade, contudo, o governo corre contra o tempo para dar conta do mato que, em alguns locais, chega à cintura de uma pessoa adulta. O serviço foi prejudicado pela greve dos empregados, que durou 17 dias.
Quanto à coleta de lixo, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) admite que houve um acúmulo provocado pela troca das empresas que fazem o serviço. De acordo com nota publicada em sua página na internet, a empresa esclarece que uma disputa entre as empresas que faziam a coleta e a nova companhia que ganhou a licitação causou o problema. Apesar disso, o SLU garante que o serviço já foi normalizado. A assessoria do SLU não foi localizada para informar como deverá funcionar o esquema de limpeza da Esplanada, entre a festa da virada e a posse de Dilma Rousseff, que deverá começar às 14h do dia 1;.
Já a parte de segurança está sendo comandada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. As informações sobre o número de seguranças envolvidos não foi divulgada, mas as Forçar Armadas treinaram 1,3 mil homens para atuarem na cerimônia de posse.