postado em 04/01/2011 17:30
O administrador apostólico da capital e ex-arcebispo, Dom João Braz de Aviz, 63 anos, foi nomeado pelo papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica. O religioso atualmente vive em Brasília e terá de se mudar para o Vaticano, em fevereiro. Ele será um dos principais assessores da autoridade máxima da igreja católica.A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (3/1), na Cúria Metropolitana de Brasília. Dom João vai coordenar todos os assuntos relacionados aos padres e freiras, de sociedades do mundo inteiro. Se houver, por exemplo, problemas envolvendo religiosos em qualquer país, Dom João poderá ser o enviado em nome do papa para intermediar a busca de uma solução.
Nos próximos dias, a Santa Fé, no Vaticano, deve decidir quem será o próximo arcebispo de Brasília. Até lá, Dom João permanece como administrador apostólico. Por ter sido nomeado prefeito da congregação, não poderá acumular os dois cargos ; arcebispo e prefeito.
"Caso o Vaticano demore muito para escolher um arcebispo, temos um grupo de seis padres aqui em Brasília que podem escolher entre eles um novo administrador apostólico. Mas só o Vaticano decidirá o novo arcebispo. Não temos acesso aos nomes", explicou Dom João, que esteve à frente da arquidiocese de Brasília durante sete anos.