postado em 05/01/2011 12:36
Um caminhão quebrado atrapalha, desde o fim da tarde de terça-feira (4/1), por volta de 17h, o tráfego de veículos que seguem para o Plano Piloto pela descida do Colorado, antes do Balão do Torto. Até por volta das 12h desta quarta-feira (5/1), a Polícia Militar já contabilizava 11Km de congestionamento. Segundo a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), o congestionamento não acontece apenas por conta do veículo parado, mas pelo fato de que os curiosos passam mais lentamente próximo ao local.O caminhão que carregava 39 mil quilos de cimento, placa DFE 8802 MG, quebrou na faixa da direita da via, na altura do Km 4. Ele seguia para Anápolis para entregar a carga. No entanto, no meio do percurso, um equipamento responsável pela tração do veículo caiu e quebrou.
Segundo o mecânico Cláudio Batista, que auxiliava o conserto no local, os grampos das molas de suspensão se soltaram, pressionando o eixo devido ao peso da carga. A pressão sobre o cardã (responsável pela tração) fez com o que ele se soltasse do diferencial (que faz a comunicação com os eixos.)
De acordo os mecânicos que já fazem o conserto, sem essa peça o caminhão não consegue andar. Por esse motivo, o veículo permanece desde ontem no local. A faixa da direita da via, que conta com três pistas, está interditada.
Por volta de 12h, os mecânicos parafusavam a peça e a expectativa é de que o problema seja resolvido, apesar de ainda não ter um horário previsto. Depois será preciso retirar a cabine do caminhão, que será levada para uma oficina. A Polícia Militar também pesquisa a possibilidade de conseguir um caminhão do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) para retirar a carga de cimento da via. A cabine da carreta foi consertada por volta de 12h40 e seguiu para uma oficina, onde passaria por uma revisão.
Toda a carga permanece no local à espera de um outro caminhão para transportá-la. No local, policiais militares tentavam, sem sucesso, conseguir caminhoneiros que se voluntariessem a remover o carregamento.
O caminhoneiro Valmir Pereira, reclamou da falta de assistência para retirar o veículo da pista, pois somente a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) foi enviada ao local para sinalizar a área. O conserto e remoção da carreta ficaram ao cargo do motorista.
Até as 14h, toda a carga de cimento permanecia às margens do KM 4 da BR-040, sentido Plano Piloto. O congestionamento no local continua, mas diminuiu. Quem passa pelo local neste momento terá de enfrentar cerca de oito quilômetros de trânsito parado.