Cidades

Zoológico comemora o nascimento de filhotes de cervo de duas espécies

Temporada parece boa para reprodução - no ano passado, foram registrados 16 nascimentos na ala dos mamíferos - , e os estreantes só precisam ficar um pouco isolados

postado em 07/01/2011 07:58
Entre os babuínos, os filhotes da família da famosa Capitu continuam chamando a atenção do públicoO Jardim Zoológico de Brasília já ganhou reforço em 2011. Só na primeira semana de janeiro, nasceram dois filhotes de cervos de espécies diferentes. O primeiro, popularmente chamado de nobre, veio na alvorada de quarta-feira. Ontem, foi a vez do bebê de cervo-dama ; aquele parecido como o Bambi ,do desenho animado ; surpreender os tratadores que chegaram de manhã para fazer a limpeza do recinto. Os novos habitantes vêm para compor a turma de mascotes mamíferos do parque. Ao longo do ano passado, foram16 recém-nascidos, entre eles, bichanos famosos, como os dois netos de Capitu e a girafinha Ivelise, filha do casal Léo e Yaza.

Os dois filhotes de cervos ainda não passaram pela biometria do Zoológico. Por isso, suas medidas ainda são desconhecidas. O que se sabe, por enquanto, é que o cervo-nobre é macho, condição confirmada pelos nítidos espaços na cabeça reservados para os chifres. ;Precisamos esperar uns dois ou três dias para pesar, medir e microchipar os filhotes. Esse tempo é necessário para que eles estejam mais fortes e as mães, menos estressadas. Se, logo ao nascer, eles entrarem em contato com humanos, correm o risco de serem rejeitados pela mãe;, explica Clariana Sousa Gelinski, cuidadora de mamíferos do Zoo.

O casal de cervos-nobres foi separado para que o macho não atrapalhasse a fêmea a amamentar o filhote. ;Inicialmente, suspeitamos que ela tenha entrado no cio pós-parto e, para evitar que o macho cubra a fêmea, o tiramos do recinto;, explica Clariana. De longe, o pai, Chencha, acompanha os passos do bebê e da companheira. Reage com ansiedade a cada movimentação estranha próxima à sua família. Mas Jennifer, a fêmea, mostra que sabe defender a prole sozinha. Estressada, vai em direção aos repórteres curiosos do Correio que se aproximam da jaula para dar boas-vindas ao bebê.

Todo cuidado com a nova mamãe é pouco. Ela receberá alimentação reforçada e suplemento vitamínico. Para evitar que fique estressada e o leite seque, o recinto foi isolado com uma faixa. O público, por enquanto, precisa se contentar em observar o pequeno cervo de longe. Mas a distância não intimida os visitantes. Nicolly Natália Faria Marinho, 10 anos, comenta a habilidade do bebê em ficar em pé para mamar: ;A gente leva um ano para andar e ele já está todo espertinho;. Nem a chuva atrapalhou ontem o passeio de Nicolly com pai no parque. ;Valeu a pena a gente se molhar. Somos privilegiados em poder assistir a isso;, completou o analista de sistema Iram Alves Faria, 32.

Por enquanto, a rotina do filhote de cervo-nobre limita-se a mamar e deitar. Mas, segundo os tratadores, logo estará correndo pelo recinto. Já o cervo-dama ainda nem pode ser visto pelo público. A sua mãe decidiu ter o filho no abrigo do grupo, onde ele permaneceu durante toda a manhã de ontem. O primeiro a notar a chegada do mais novo mamífero do Zoológico foi o tratador Geraldo Luiz de Moraes, 43 anos. ;Quando fui fazer a limpeza do recinto, vi ele encolhido, sozinho em um canto. Fiquei emocionado, nem mexi nele. Assim que eu o vi, avisei a cuidadora;, relata orgulhoso, exibindo as fotos que tirou pelo celular. A mãe do cervo-dama é a única fêmea em um grupo de seis machos. Clariana ainda não sabe quem é o pai do mascote do bando.

DiversãoIram e a filha Nicolly foram visitar os bichos
Apesar de os olhares dos visitantes no momento estarem voltados para os mais novos membros do parque, os netos de Capitu, a babuíno fêmea mais famosa do Zoo, conseguem roubar a atenção com suas brincadeiras. Os filhotes, nascidos em abril do ano passado ;um no dia 15 e outro uma semana depois ;, não dão sossego para a família. O mais velho, Marcelinho ; em homenagem ao jornalista Marcelo Abreu, que dividiu com os leitores do Correio as peripécias de Capitu ;, é filho de Fernanda. Já o segundo bebê, que ainda não foi batizado, nasceu de Hamuta, a mais velha da prole de Capitu. Quanto ao pai, é um só: Luís Pires, o garanhão da ilha dos babuínos, pai e avô dos macaquinhos.

Eles parecem se divertir em irritar o imponente patriarca. Só ficam satisfeitos na hora em que Luís se mostra estressado. Quando realizam o feito, saem correndo, vitoriosos. ;Uma vez, Luís Pires estava tentando dormir com a barriga virada para cima e os dois não paravam de pular em cima dele. Ele, que é um pouco carrasco, se zangou e foi para cima;, conta Clariana. Mas nem a braveza do pai e avô parece aquietar os filhotes. Ontem, enquanto Luís comia, Marcelinho e o primo-irmão puxavam os pelos dele. Os filhotes ainda mamam e, em alguns momentos, param de provocar Luís Peres e correm para o aconchego de suas respectivas mães.

Longe dali, próximo à saída do Zoológico, a girafinha Ivelise, de 1 mês e 23 dias, está cada vez mais adaptada ao ambiente fora da barriga da mamãe. Dócil, até já fez amizade com Joelhinho, seu vizinho de recinto. O jovem bichano é um waterbuck, uma espécie de antílope. ;Os dois passam horas ;conversando; entre as grades;, relata Clariana. Na manhã de ontem, no entanto, Ivelise ; nome dado em homenagem à ex-vice-governadora do DF Ivelise Longhi ; não parecia muito a fim de diálogo. Preferiu ficar deitada e aproveitar um pouco dos raios solares que surgiram assim que a chuva deu uma trégua.

Aventura
Bambi é um filme dos Estúdios Disney baseado em romance de Felix Salten. O clássico, de 1942, narra a história de um filhote de cervo que perde a mãe e tem de aprender a sobreviver praticamente sozinho. No fim, triunfa.

Nas alturas
Ivelise nasceu em 14 de novembro de 2010. É a primeira filha de Léo e Yaza, as famosas girafas do parque. O macho já havia sido pai duas vezes, mas essa é a primeira gravidez bem-sucedida de Yaza, que já perdeu dois filhotes.

Cervo-nobre
Nome científico: Cervus elaphus
Família: Cervidae
Distribuição geográfica: Ásia, Europa e América do Norte
Habitat: florestas, campos e montanhas
Alimentação básica: herbívora
Reprodução: gestação de 230 dias, com apenas um filhote por vez
Características: adultos pesam até 340kg e chegam a medir 2,65m de comprimento

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação