postado em 07/01/2011 12:30
A Secretaria de Esportes anunciou, durante coletiva nesta manhã de sexta-feira (7/1), os últimos detalhes da 41; Corrida de Reis. A competição acontece no sábado (8/1) a partir das 19h. A largada será na altura do Mané Garrincha. De acordo com o diretor técnico da prova, Xavier Oliveira, o último competidor deve fazer a prova em um hora e 30 minutos.Mais de 3 mil pessoas se inscreveram na competição. Entre os competidores está o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Segundo Xavier, não há mais como se inscrever, mas por conta da confusão durante a semana - em que alguns interessados não sabiam que havia limite de vagas - foi criada uma lista de espera. "Se alguém faltar no dia, começamos a liberar os interessados que estão na lista de espera", afirma o diretor técnico.
A corrida será iniciada na altura do Mané Garrincha seguindo pelo Eixo Monumental. Os corredores seguirão até a altura do Palácio do Buriti, farão o retorno e seguirão por baixo da Estação da Rodoviária. Aqueles que optaram pelo trecho menor, de 6km, fazem o retorno, já os que quiserem continuar seguem até a Rua das Bandeiras e depois retornaram no sentido do Conjunto Nacional. A chegada é no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, completando 10 km.
Os inscritos na categoria Especial, em que competirão cadeirantes e pessoas com deficientes, iniciam a largada com dez minutos de antecedência. O diretor técnico da prova explica que é uma questão de segurança.
Segurança
Durante a competição, o trecho do Eixo Monumental próximo aos locais de largada e chegada ficará interditado a partir das 17h. Os motoristas deverão optar pelas vias alternativas por trás do Mané Garrincha. Já o restante do Eixo Monumental terá três faixas fechadas para a competição e outras três liberadas para o fluxo de veículos.
A Polícia Militar disponibilizou 800 cones que irão cercar a área da competição e, ainda, um efetivo de 50 homens que vão trabalhar durante a corrida. "Como a competição é a noite é preciso um reforço para garantir a segurança dos participantes", diz Xavier Oliveira.
O Corpo de Bombeiros também vai ajudar na segurança médica dos competidores. Duas viaturas serão disponibilizadas com UTIs médicas. Além disso, a Secretaria de Esportes alugou o serviço de mais três UTIs móveis e vai contar com cinco equipes médicas.
Para hidratar os corredores, cerca de 500 caixas com 48 garrafinhas de água serão distribuídas em três postos ao longo do percurso.
Serviço
Data: 8/1
Horário: A partir das 19h
Local: Largada no Mané Garrincha