Naira Trindade
postado em 07/01/2011 16:12
O novo diretor do Departamento de Trânsito (Detran), José Alves Bezerra, tomou posse na manhã desta sexta-feira (7/1) em cerimônia na sede da autarquia. Acompanhado do governador Agnelo Queiroz e do presidente da Câmara Legislativa, o deputado Patrício, Bezerra apresentou, no primeiro pronunciamento público no cargo, propostas que prometem aproximar o órgão à comunidade. A primeira delas será a montagem de uma equipe que passará dez dias em cada cidade para recolher a demanda da população. Depois Bezerra, que é o ex-presidente do Sindicado do Detran (Sindetran), anunciou planos para convocação dos 280 auxiliares e técnicos concursados, além da abertura de edital com 100 vagas para agentes de trânsito. "Desde já reconhecemos um déficit de 500 profissionais no Detran. Temos que aguardar os trâmites legais. O parecer do edital ainda deve ser avaliado, mas a intenção é contratar em breve", disse.
Bezerra anunciou também a intenção em expandir o órgão em mais duas unidades de atendimentos. A primeira deve ser construída na saída Sul de Brasília, mais precisamente em Samambaia, onde deve atender a demanda da região. "A construção deve ter início em seis meses", adiantou. O outro postoestá previsto para atender as área de São Sebastião, Paranoá e Lago Sul, ainda sem local definido.
Para minimizar os problemas com violência no trânsito, Bezerra prevê iniciar na volta às aulas, em fevereiro, uma campanha educativa nas escolas. Questionado sobre qual a proposta para sanar o déficit de vagas de estacionamentos público em Brasília, o novo diretor disse que pretende aproveitar as vagas já existentes na área central da capital. A ideia é incentivar as pessoas a estacionarem no espaço do Mané Garrincha ou no Parque da Cidade para serem transportados por vans empresariais até o trabalho.
O governador Agnelo Queiroz (PT), em discurso durante a cerimônia, demonstrou confiança no novo corpo de profissionais da autarquia. "Espero nunca mais ver o Detran envolvido em escândalo", alfinetou.
Troca de comando
O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) terá um novo comandante, empossado em cerimônia marcada nesta tarde (7/1), no quartel central, localizado no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), Lote B, Módulo E.
Com a saída do ex-comandante Ronaldo Rosa dos Santos, exonerado do cargo, quem entra é Márcio de Souza Matos, que foi chefe do Departamento de Pesquisa, Ciência e Tecnologia da corporação, conforme informou a assessoria de imprensa do CBMDF.