Cidades

Time de Agnelo:definição dos escalões foi oficializada nos últimos dias

postado em 09/01/2011 08:00

Primeiro escalão

Casa Civil do Distrito Federal
Jacques Pena
Afastou-se do cargo de presidente da Fundação Banco do Brasil para coordenar a campanha de Dilma Rousseff (PT). Foi administrador de Samambaia e presidente do Sindicato dos Bancários do DF.

Secretário de Administração
Denílson Bento da Costa
Formado em história, é professor da Secretaria de Educação do DF e secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Secretária de Educação
Regina Vinhaes Grancindo
Professora do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), já foi chefe da unidade.

Secretário de Governo
Paulo Tadeu
Servidor licenciado da Companhia Energética de Brasília (CEB), elegeu-se deputado federal em outubro passado, depois de três mandatos como distrital.

Secretário de Turismo
Luís Otávio Neves
Tavinho, como é conhecido, foi diretor da Secretaria de Turismo durante o governo Cristovam Buarque. Tem uma empresa de marketing.

Secretário de Meio Ambiente
Eduardo Brandão
Concorreu ao GDF nas eleições deste ano. No segundo turno, declarou apoio ao petista. Há 20 anos no PV, foi subsecretário de Meio Ambiente do governo José Roberto Arruda durante 11 meses. Saiu com as denúncias da Operação Caixa de Pandora.

Secretário de Segurança
Daniel Lorenz de Azevedo
Delegado da Polícia Federal especializado em combate ao narcotráfico, atuava como adido da corporação em Bogotá, Colômbia. Foi superintendente da PF em Mato Grosso.

Secretário da Criança
Dioclécio Campos Júnior
Médico pediatra e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, lutou pela aprovação da lei que ampliou a licença-maternidade para seis meses. Mas a legislação só vale para as servidoras públicas.

Secretário da Juventude
Fernando Nascimento Silva Neto
É membro da Comissão de Assuntos Acadêmicos da Ordem dos Advogados do Brasil no DF. Formou-se em ciência política e em direito em Brasília.

Secretária da Mulher
Olgamir Amância Ferreira
Professora da Universidade de Brasília, doutora em educação na área de políticas públicas, é a atual secretária de Mulheres do PCdoB.

Secretário de Trabalho
Glauco Rojas
Atual chefe de gabinete da liderança do PDT na Câmara dos Deputados, Rojas integra a juventude do partido e trabalhou no Ministério do Trabalho. É publicitário.

Secretário de Micro e Pequenas Empresas e Economia Solidária
Dirsomar Chaves
Presidente da Associação Comunitária de Vicente Pires, sempre lutou pela regularização dos condomínios do DF. Na última eleição, concorreu a uma vaga de deputado distrital, sem sucesso.

Secretário de Desenvolvimento Econômico
José Moacir de Sousa Vieira
Empresário de Ceilândia, é dono da rede de lojas de material de construção Maranata. Contribuiu financeiramente para a campanha de Agnelo e para a de Chico Vigilante, ambos do PT.

Secretário de Obras
Luiz Carlos Pitiman
Ex-presidente da Novacap no governo Arruda, foi eleito deputado federal pelo PMDB nas eleições de outubro. Chefiou a Casa Civil no governo do Acre e é um dos grande aliados do vice-governador, Tadeu Filippelli.

Secretário de Agricultura
Lúcio Taveira Valadão
Engenheiro agrônomo formado pela UnB, Lúcio é mestre em irrigação e drenagem pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania
Alírio Neto
Completou três mandatos como deputado distrital e conquistou a reeleição em outubro. O político do PPS Já presidiu a Câmara Legislativa e foi secretário de Justiça na gestão Arruda.

Secretário de Ciência e Tecnologia
Gastão Ramos
Foi candidato a deputado federal pelo PSB na última eleição. É formado em engenharia mecânica pela UnB. Concorreu ao cargo de vice-governador do DF em 2006, pelo PV.

Secretário de Transporte
José Valter Vazquez
Foi diretor da CEB e presidiu a Companhia Elétrica do Estado de Goiás. Também atuou como chefe de gabinete de Tadeu Filippelli, quando este foi deputado federal, e trabalhou no governo de transição de Agnelo.

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Geraldo Magela
O petista ocupou o mesmo cargo no governo Cristovam. Magela conquistou a reeleição no último pleito na Câmara dos Deputados.

Secretário da
Ordem Pública e Social
Agrício da Silva
Tenente-coronel da Polícia Militar do DF, atualmente trabalha como comandante do 21; Batalhão da PM, em São Sebastião. Tem formação na área de operações especiais e de crises.
Secretário de Cultura
Hamilton Pereira
Ex-secretário de Cultura no governo Cristovam, ele é membro da Diretoria da Fundação Perseu Abramo. Como poeta, assina Pedro Tierra.

Secretário Especial de Assuntos Estratégicos
Newton Lins
Advogado, engenheiro florestal e atual presidente do PSL no DF. Candidatou-se a governador neste ano, mas, a poucos dias do primeiro turno, declarou apoio ao petista.

Secretário de Orçamento e Planejamento
Edson Ronaldo Nascimento
Economista e mestre em administração pública, foi analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente, ocupa o cargo de secretário-geral da Defensoria Pública da União.

Secretário de Esportes
Célio René Trindade Vieira
Professor de educação física e jornalista, Célio foi quatro vezes campeão panamericano de caratê. Comandou a Seleção Brasileira de Caratê e, atualmente, preside a Federação de Caratê do DF.

Secretário de Publicidade
Abimael Nunes de Carvalho
Professor, pós-graduado em geoprocessamento, foi administrador do Núcleo Bandeirante. Atuou como chefe de gabinete do deputado Wasny de Roure na Câmara dos Deputados e já foi coordenador de comunicação do PT.

Secretário de Transparência
Carlos Higino Ribeiro de Alencar
Indicado pelo controlador-geral da União (CGU), Jorge Hage, Higino foi controlador-geral adjunto da União entre 2006 e 2010. Mestre em direito constitucional, é auditor fiscal da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Secretário de Fazenda
Valdir Moysés Simão
Atual presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é auditor fiscal da Receita Federal desde 1987. Foi indicado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Secretário de Saúde
Rafael Aguiar Barbosa
O médico nefrologista acompanha Agnelo desde a primeira eleição do amigo, em 1990, para deputado distrital. No governo de Cristovam, dirigiu o Hospital de Base e a Fundação Hospitalar do DF. Ocupou a Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, quando Agnelo esteve à frente da pasta, e foi diretor adjunto da Anvisa, durante a gestão do petista.

Secretária de Comunicação Social
Samanta Sallum
A jornalista atuou como assessora de imprensa de Agnelo durante a campanha. Samanta foi repórter do Jornal de Brasília e do Correio Braziliense. De 2005 a 2008, foi editora do caderno de Cidades
do Correio.

Secretária de Desenvolvimento Social
Arlete Sampaio
Eleita distrital pela segunda vez, a petista foi vice-governadora do DF de 1995 a 1998. Nos últimos anos, atuou como secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social.

Secretário do Entorno
Renato Andrade dos Santos
Ex-deputado distrital pelo PR, foi administrador regional do Riacho Fundo II. A indicação para o cargo sinaliza a migração do partido para a base aliada de Agnelo.

Secretário de Defesa Civil
Paulo Roberto Matos
Presidente nacional do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Paulo Roberto Matos assume a pasta, que ganhou importância, deixando para trás o status de subsecretaria.


Outros cargos
Chefe de Gabinete do governador Agnelo
Cláudio Monteiro
O delegado da Polícia Civil do DF exerceu dois mandatos de distrital. Foi assessor parlamentar de Agnelo na Câmara dos Deputados. Durante a gestão do agora governador no Ministério do Esporte, ocupou os cargos de chefe de Gabinete, secretário executivo e ministro interino do Esporte.

Secretário Executivo do Conselho de Governo
Roberto Wagner
O advogado é o segundo suplente do senador Cristovam Buarque (PDT). Preside o PRB no DF e comanda o conselho político do partido em âmbito nacional.

Consultor jurídico do governo
Paulo Machado Guimarães
Advogado, Paulo Guimarães foi presidente da Fundação de Assistência Judiciária. Ele é ex-secretário-geral da OAB-DF e ex-membro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem.

Secretário particular do governador
Bolivar Rocha
Atual membro da Direção regional do PT, Bolivar foi mantido na função exercida desde o início da campanha de Agnelo. Já foi tesoureiro do partido em Brazlândia e secretário de Comunicação do PT-DF.

Diretora-geral da Polícia Civil do DF
Mailine Alvarenga
Pela primeira vez, uma mulher estará na Direção-geral da corporação. Ela comandou a Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual (DCPI) e trabalhou na Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA).

Comandante-geral da Polícia Militar
Coronel Paulo Roberto
Witt Rosback
O coronel trabalhava atualmente na área de inteligência da PMDF, mas já comandou diversos batalhões da corporação, como o de Planaltina, o do Gama, o de Sobradinho e o Escolar.

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF
Coronel Márcio de Souza Matos
Era chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros e já foi comandante do Colégio Militar Dom Pedro II.

Chefe da Casa Militar
Tenente-coronel
Rogério da Silva Leão
Foi comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário do DF e assessor da Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República.

Diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran-DF)
José Alves Bezerra
É secretário-geral licenciado do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran). Licenciou-se do cargo no fim do ano passado, para trabalhar na pré-campanha de Agnelo.


Diretor-geral da CEB
Rubem Fonseca Filho
Comandou a Companhia Energética de Brasília (CEB) durante o governo Cristovam. Foi secretário executivo do Ministério da Educação, também durante o comando de Cristovam.

Chefe de gabinete do governador
Cláudio Monteiro (PRP)
O delegado da Polícia Civil do DF exerceu dois mandatos de deputado distrital. Na última eleição, tentou se eleger pelo PRP, sem sucesso. Foi assessor parlamentar de Agnelo na Câmara dos Deputados. Durante a gestão do governador eleito no Ministério do Esporte, ocupou os cargos de chefe de Gabinete, secretário executivo e ministro interino do Esporte. A função lhe confere status de secretário.

Secretário executivo
do Conselho de Governo
Roberto Wagner (PRB)
O advogado é o segundo suplente do senador Cristovam Buarque (PDT). Presidente do PRB no DF, é também presidente do conselho político do partido em âmbito nacional.

Consultor jurídico do GDF
Paulo Machado Guimarães
Advogado militante no DF desde 1982, Paulo Guimarães foi presidente da Fundação de Assistência Judiciária. É ex-secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) e ex-membro e coordenador da Comissão de Direitos Humanos da Ordem.

Procurador-geral do GDF
Rogério Marinho Leite Chaves
Em 1992, foi advogado na Câmara Legislativa do DF. Atuou como procurador do Banco Central até 1993. Nesse mesmo ano, assumiu o cargo na Procuradoria-Geral do DF, onde chegou a subprocurador-geral. É conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil.

Assessor particular do governador
Bolivar Rocha
Integrante da Direção regional do PT, Bolivar será mantido na função que exerceu durante a campanha de Agnelo. Foi tesoureiro do partido em Brazlândia e secretário de Comunicação do PT-DF.


Presidente da Terracap
Marcelo Piancasteli de Siqueira
É economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), especialista em finanças públicas. Trabalhou como coordenador tributário da Secretaria de Fazenda de Minas Geras. Também já exerceu o cargo de diretor do tesouro Nacional e de consultor residente do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Presidente da Novacap
Maurício Canovas Segura
É engenheiro civil e servidor concursado da Secretaria de Obras no DF desde 1992. Comandou a pasta durante a gestão de Maria de Lourdes Abadia. Canovas também foi diretor financeiro e de urbanização da Novacap em 2009.

Presidente da Caesb
Célio Biavati Filho
Funcionário de carreira do DF, é arquiteto de formação e concursado da Novacap há 34 anos. Coordenou o Programa Brasília Sustentável da Agência Reguladora de Águas, energia e Saneamento do DF durante o governo Arruda.

Diretor-geral do DER
Fauzi Nacfur Junior
Servidor de carreira da Novacap desde 1991, foi superintendente de Operações e Obras do DER em 2007 e no ano passado. Atuava como diretor de Urbanização da Novacap. Agora volta ao DER com a missão de fortalecer o órgão e reduzir as estatísticas de morte nas rodovias distritais.

Presidente da Codeplan
Miguel Lucena
Delegado de Polícia Civil há 12 anos, Lucena foi subsecretário de Inteligência do DF, delegado-chefe de várias unidades policiais e diretor de Comunicação da Polícia Civil do DF. Também é formado em jornalismo.

Diretor-geral da Agência de Fiscalização do DF (Agefis)
Gleiston Marcos de Paula
Até o ano passado, Gleiston de Paula ocupava a Diretoria adjunta da Agefis. É auditor fiscal de atividades urbanas há 16 anos. Em 1995 assumiu o cargo após ser aprovado em concurso público.

Presidente da TCB
Carlos Alberto Koch Ribeiro
Atua no terceiro setor como diretor executivo do Instituto Nacional de Excelência Pública (Ineep). Trabalhou na CEB de 1999 a 2007, onde foi assessor da Presidência e comandou a comissão de licitação. Também foi assessor da Presidência da Sociedade de Habitação de Interesse Social (SHIS).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação