postado em 12/01/2011 11:27
A Defesa Civil realiza, nesta manhã de quarta-feira (12/1), um sobrevoo em seis áreas de risco do Distrito Federal. O objetivo é nivelar o conhecimento dos representantes e secretários dos órgãos envolvidos no acompanhamento das regiões. Eles passam por áreas em Ceilândia, Vicente Pires, Riacho Fundo I e Sobradinho II. "A visão aérea é sempre privilegiada porque há locais de área de risco no DF que a Defesa Civil não tem uma visão global por terra", explica o secretário-adjunto da Defesa Civil, coronel Ribeiro.Além disso, o secretário-adjunto ressalta a importância do sobrevoo para todos os órgãos envolvidos. "A gente espera que os órgãos também possam ter essa visão global. No retorno (do sobrevoo) já teremos documentação para que sejam tomadas decisões", garante. Segundo o coronel, a determinação do governador Agnelo Queiroz é erradicar as áreas. "Acabar com esse problema e remover pessoas que estão em locais que podem trazer riscos as suas vidas", analisa.
O voo estava previsto para às 9h, mas começou com atraso devido às condições do tempo que prejudicavam o campo de visão da torre de comando. Representantes da Defesa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) e do Corpo de Bombeiros participam da ação. Antes do sobrevoo, todos se concentraram no Quartel Central do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, localizado no SAIN módulo D.
Das 26 áreas de risco em todo o DF, seis estão sendo verificadas: Ceilândia, o Condomínio Privê e Pôr do Sol - de alto e médio risco -, Vicente Pires, Vila São José e chácaras 148 e 149 - ambas de risco muito alto -, Vale da Benção em Riacho Fundo I - risco muito alto - e na Vila Rabelo II em Sobradinho II - muito alto. A Defesa Civil classifica os riscos nas regiões em baixo, médio, alto e muito alto.
Confira as áreas e os riscos
Vila São José
Risco: Muito alto
Ameaça: Erosão e desabamento
Chácaras 148 e 149, em Vicente Pires
Risco: Muito alto
Ameaça: Erosão e desabamento de edificações
Vale da Benção
Risco: Muito alto
Ameaça: Desabamento, enxurradas, inundações, contaminação por lixo e por águas contaminadas e incêndio em residências
Vila Rabelo
Risco: Muito alto
Ameaça: desabamento, doenças por contaminação do lixo e da água, vendavais, enxurradas e incêndio em residênciais
Condomínio Privê
Risco: Alto
Ameaça: Assoreamento do córrego e avanço das erosões contras as moradias do condomínio
Condomínio Pôr do Sol
Risco: Médio
Ameaça: Novos invasores