Cidades

PM utiliza 4,2 mil policiais em megaoperação de combate ao crime

Luiz Calcagno
postado em 14/01/2011 16:27
Um efetivo de 4,2 mil policiais militares realiza um varredura em busca de drogas e armas ilegais, nesta sexta-feira (14/1), no Distrito Federal. Batizada de Saturação, essa é primeira grande operação de combate ao crime em 2011. "Todas as pessoas em atitudes suspeitas serão abordadas. Entre elas estão moradores e meninos de rua, vendedores ambulantes, guardadores e flanelinhas", disse o comandante da ação, coronel Alberto Teixeira Pinto.

As abordagens começaram às 14h, na região central de Brasília. Mas a Operação Saturação teve início ainda nesta madrugada, como o trabalho de levantamento dos pontos críticos, feito pelo serviço de inteligência da PM. A ação segue até a madrugada de sábado (15/1). "Depois, vamos fazer a manutenção do êxito para garantir a continuidade dos resultados", comunica o Coronel Alberto.

Além dos 3,5 mil policiais, que devem atuar no esquema de escalas, haverá um reforço de 800 militares, que integrarão o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) e os batalhões de Cavalaria e de Trânsito.

Dos 800 policiais destacados para o reforço, 200 patrulharão a região central de Brasília e vão atuar em conjunto com a 5; Delegacia de Polícia Civil. Os outros PMs serão redistribuídos pelas regiões administrativas, conforme a necessidade e a incidência de crimes.

Até o momento, a PM não divulgou o número de detidos. O primeiro preso da operação foi Bruno Rodrigues dos Santos, natural de Minas Gerais. Ele é acusado de praticar um sequestro relâmpago e dois assaltos. Com ele, os policiais encontraram 32 pedras de crack e sete trouxas de maconha.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação