Cidades

Hospital Regional de Santa Maria não atende gestantes desde o último sábado

postado em 19/01/2011 12:25
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) parou de atender as gestantes que chegam diariamente ao local desde o último sábado (15/01). Segundo informações de uma funcionária do hospital, as grávidas são mandadas de volta para casa por falta de médicos. E os profissionais que ainda restam não querem internar ninguém, porque o contrato com a empresa gestora do HRSM, a Real Sociedade Espanhola Beneficência, termina no próximo dia 21.

Ao telefonar para o Centro Obstetrício do HRSM, a reportagem do Correio ouviu da telefonista que o atendimento está mesmo paralisado. "A grávida precisa ser encaminhada para outro hospital. Aqui não há condições de atendimento porque estamos sem médicos, mas uma reunião deve ser realizada ainda hoje para normalizar a situação", disse.

A denúncia informa ainda que o a emergência do hospital está atendendo apenas casos muito graves, e o ambulatório está desmarcando as consultas. Além disso, não há pediatras no HRSM, o que deixa algumas alas completamente vazias. Também estariam faltando anestesistas no hospital.

A asssessoria de imprensa explicou que a emergência atende somente os casos mais graves por que há poucos profissionais no local, e o restante é encaminhado para outros hospitais. A mesma coisa acontece com as gestantes. O motivo para a falta de profissionais é a troca da gestão do HRSM, que deve acontecer a partir do dia 21.

A assessoria informou que os médicos contratados pela Real Sociedade serão dispensados, bem como profissionais de todas as outras áreas e, por isso, estão evitando a internação de pacientes. No entanto, esses funcionários terão prioridade na renovação de um contrato temporário de até seis meses, e os que não renovarem serão substituídos por aqueles que enviarem currículo até hoje. Mesmo assim ainda não há prazo estabelecido para que os atendimentos voltem a normalidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação