postado em 20/01/2011 07:49
Os pequenos mal conseguiam esconder a ansiedade. Estavam sorridentes e agitados, mas tentavam se manter comportados e em fila, aguardando abrirem-se as portas do parque de brinquedos infláveis. Tiraram os sapatos para então mergulhar no desconhecido. Foi a primeira vez que o grupo, composto de 32 crianças carentes da comunidade do Varjão, visitou um shopping. Além de se divertirem, eles também comeram um lanche especial ; oferecido gratuitamente por uma das franquias de lanchonetes do local. A ação ocorreu na manhã de ontem, promovida pelo Shopping Iguatemi Brasília, em parceria com a Administração Regional, a Associação de Moradores, o Conselho Tutelar e a Creche Comunitária ; todos do Varjão. Essa foi a terceira vez que moradores da Região Administrativa receberam o convite.Tobogã gigante, parede de escalada, piscina de bolinhas e pula-pula foram alguns dos brinquedos oferecidos para alegrar a criançada. Eles fazem parte da Estação Mundo Feliz Ronald McDonald, montada na unidade desde o último dia 14. A instalação, normalmente aberta a partir das 12h, foi liberada mais cedo, às 11h, única e exclusivamente para os meninos e meninas do Varjão. Cinco monitores ajudaram as crianças a usar os brinquedos, disponibilizados durante 30 minutos. Os menores em altura precisaram de uma mãozinha para subir nos aparelhos. No grupo havia baixinhos de cinco até 12 anos. Ao fim do dia de lazer, todos ganharam bexigas em forma de bichinhos e uma máscara de sorriso aberto.
Em fila indiana, percorreram o lugar, passando por várias lojas até chegarem à praça de alimentação do shopping, onde comeram sanduíches e batata frita e tomaram refrigerantes. Todos também receberam brindes. A agitação era tamanha que foi difícil não se sujar. Cleiciane Sousa Brito, 8 anos, comeu tudo e disse ter adorado o lanche, mas não pensou duas vezes ao admitir que a melhor parte da visita foi brincar no pula-pula. ;Nunca tinha ido a brinquedos assim. É muito diferente dos lugares aonde vou;, pontuou a menina. ;Gostei muito daqui, mas queria vir mais vezes;, emendou, em tom de lamentação. A pequena é uma das crianças atendidas pelo Conselho Tutelar do Varjão e foi uma das selecionadas para participar do passeio.
Euforia
;Quando eles souberam que iriam ao shopping, ficaram tão eufóricos para saber o que tinha no lugar que nem quiseram dormir. Tinham visto apenas do lado de fora, por isso ficaram imaginando como era do lado de dentro;, contou a coordenadora da Creche Comunitária do Varjão, Antônia Vanderley Lopes. ;Alguns quiseram até dormir arrumados, para acordar no dia seguinte e ir direto.;
Esse foi o caso dos irmãos Marcos Vinicius Sousa, 12 anos, e Pedro Lucas Sousa, 8 anos. ;Queria vir um monte de vezes aqui para fazer a brincadeira de novo;, disse o menorzinho. ;Achei muito legal. Foi a primeira vez que vim ao shopping. Queria que fizessem passeios como esse mais vezes;, completou o maior. Ambos estão em período de férias escolares e disseram que, caso não estivessem participando da ação, estariam jogando futebol na quadra da rua onde moram.
Para o administrador regional do Varjão, José Maria Martins dos Santos ; que já foi presidente da Associação dos Moradores e diretor da Creche Comunitária do Varjão ;, a iniciativa de mostrar às crianças locais diferentes da comunidade onde elas vivem é louvável. ;Esse tipo de coisa ajuda a resgatar a autoestima desses meninos, ajuda a mudar um pouco a realidade deles. Em vez de ficarem na rua, por exemplo, são convidados a conhecer um mundo diferente. Esperamos que essa parceria perdure;, arrematou. A comunidade do Varjão fica localizada entre o Setor de Mansões do Lago Norte e o Setor Habitacional Taquari (SHTQ).
Esse não é o único projeto beneficente realizado pela instituição. No Natal do ano passado, a Árvore dos sonhos foi montada para presentear crianças carentes. ;É importante trabalhar com aqueles que estão perto da gente, cuidar dessas pessoas. Assim vai se criando uma empatia, firmando os laços. A iniciativa é simples, mas traz um bem grande e tem um reconhecimento enorme;, sinalizou Iara Rocha, gerente de marketing do shopping. ;O objetivo é continuar com esse projeto, afinal ele tem trazido resultados positivos.;
Tanto representantes do Conselho Tutelar do Lago Norte quanto do Varjão estiveram presentes ao passeio. ;Queremos tirar da cabeça das pessoas essa visão errada que têm do papel da entidade. Nossa missão não é punir pais e mães, ao contrário do que muitos pensam. É também apoiar iniciativas como essa, que proporciona alegria, lazer para os pequenos que fazem parte de uma comunidade carente;, explicou a conselheira tutelar do Varjão, Keiliane Maria de Oliveira Marques.
Capacidade
Em 2009, a Creche Comunitária do Varjão atendeu 250 crianças. Em 2010, por problemas de recursos, foram apenas 120 pequenos. Em 2011, entretanto, espera-se atender uma faixa de 300 meninos e meninas entre seis e 14 anos de idade.
Diversão
Crianças de 3 a 12 anos podem se divertir na estação de brinquedos instalada no shopping até domingo. O horário de funcionamento é das 12h às 20h, hoje e domingo; das 11h às 21h, amanhã e sábado.