Cidades

GDF inicia a Operação Buriti para conter a violência e o tráfico de drogas

O trabalho reúne integrantes das corporações civil e militar, totalizando 1,1 mil homens. Participarão também os bombeiros e os agentes do Detran

Juliana Boechat
postado em 21/01/2011 08:22
No combate à violência e ao tráfico de drogas no Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública lançou, na tarde de ontem, a primeira ação conjunta entre as polícias, o Departamento de Trânsito (Detran) e o Corpo de Bombeiros, batizada de Operação Buriti. Durante os próximos seis meses, cada instituição deverá colocar em prática suas especialidades em torno de uma finalidade comum: garantir a integridade da população. Ao todo, 1,1 mil homens e mulheres participarão dos trabalhos que, segundo a secretaria, representa incremento de 600 pessoas no efetivo de rua diariamente. Cerca de 450 viaturas estarão disponíveis para o serviço ; 150 a mais do que o normal. Ontem, os policiais civis e militares prenderam 37 pessoas envolvidas em roubo, tráfico e estupros e ainda recolheram drogas em seis cidades do Distrito Federal

As equipes atuarão em áreas consideradas de risco, como Ceilândia, Taguatinga e o centro de Brasília. Uma das prioridades será combater a disseminação do crack. ;Vamos demonstrar que esse tipo de ação dá certo. Faremos um somatório de forças, inteligência e banco de dados de todas as instituições;, defendeu o secretário de Segurança, Daniel Lorenz. Ele garante que as ações unificadas serão frequentes a partir de agora. ;As condições que temos oferecido são de mudança intensa e se tornarão rotina de agora em diante. A população vai sentir a mudança nas ruas;, prometeu. O subsecretário da pasta, coronel Josiel, explicou que a operação será monitorada e moldada à realidade durante o primeiro semestre. ;Aí, chegaremos a um ponto de inflexão. Nortearemos os níveis de ocorrências, onde e quais os tipos. Assim continuaremos desenvolvendo o combate;, disse.

Impacto
A diretora-geral da Polícia Civil, Mailine Alvarenga, acredita que a mudança no governo surtiu efeitos nas ruas. Segundo ela, os índices de homicídio caíram em relação ao mês de dezembro. Do início de janeiro até ontem, foram registrados 32 mortes,contra 95 em dezembro. ;Furto de forma em geral é o tipo de violência mais frequente. Com certeza, os infratores serão punidos;, afirmou Mailine. Lado a lado com a diretora, o comandante da Polícia Militar, Paulo Roberto Witt Rosback, informou que a operação será estendida às cidades do Entorno. Pela proximidade com a capital federal, muitas moradores do cinturão goiano atravessam a divisa para cometer irregularidades. Volta e meia, a polícia do Distrito Federal entra em contato com a de Goiás para encontrar um foragido. Os pátios dos Ciops ficam amontoados de carros roubados no DF.

Apesar de contar com um pequeno efetivo de aproximadamente 300 homens, o Detran vai colaborar com a prevenção de acidentes nas ruas das cidades. Segundo o diretor do órgão, José Alves Bezerra, seria necessária uma equipe de 700 pessoas para atender a demanda do departamento. Para integrar a operação, Bezerra remanejou os funcionários para conseguir levar seis novas equipes às ruas. Alguns trabalhavam na parte burocrática do Detran até então. ;Queremos tirar das ruas os embriagados ao volante e os motoristas sem habilitação, principalmente os motociclistas que protagonizam quase 60% dos acidentes hoje do Distrito Federal;, exemplificou. Em breve será lançado um edital para contratar servidores para integrar o quadro do Detran.

O Corpo de Bombeiros planeja ações independentes e conjuntas com as demais corporações nos próximos dias. Segundo o subcomandante da instituição, coronel Júlio César dos Santos, uma equipe ficará locada de forma permanente nas extremidades do Eixão e uma no centro de Taguatinga. ;O eixo conta com um histórico de acidentes. E o centro de Taguatinga também é conhecido como um ponto complicado. Ficaremos nessas bases porque assim conseguimos chegar com facilidade a outros lugares;, explicou. As equipes também acompanharão as operações realizadas pela Polícia Militar para socorrer eventuais vítimas. O Corpo de Bombeiros também passará a desenvolver ações de prevenção de incêndios em prédios públicos a partir da próxima semana. Serão 28 bombeiros a mais nas ruas a partir de agora.

Na prática
Operação conjunta das polícias Civil e Militar fez um pente fino em Ceilândia, na tarde de ontem. Cães farejadores, 50 policiais civis e 100 militares buscaram traficantes e criminosos por toda a cidade. Maconha, crack e cocaína foram apreendidos com cerca de nove pessoas. PMs do 8; Batalhão e agentes da 24; Delegacia de Polícia (Ceilândia) e 23; DP (P Sul) fazem parte da Operação Buriti. Ainda durante a madrugada, 37 pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil em outras cidades do Distrito Federal. Todos foram levados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação