Cidades

Tecnologia ajuda polícia a localizar esconderijo de bandidos

Luiz Calcagno
postado em 21/01/2011 08:25
O executivo Anderson Salmazo, 45 anos, saía de um supermercado na 402 Sul e, quando chegou ao estacionamento, encontrou o carro arrombado. Após vasculhar o veículo, sentiu falta do paletó, do celular e da pasta, onde estavam um notebook, um iPad e documentos pessoais. Esse material estava guardado no porta-malas. Duas horas depois, Salmazo conseguiu reaver seus pertences, graças ao rastreador embutido em um dos aparelhos eletrônicos, que levou os policiais diretamente à casa do bandido.

O crime ocorreu no fim da tarde de quarta-feira. Os objetos roubados estavam em uma casa em Arniqueiras, Águas Claras. Quando a polícia chegou ao local, ainda encontrou um VW-Gol com placa clonada, quatro toca-CDs e um estepe de carro. A mulher que estava na casa, a estudante Vanessa Cabral, 23 anos, foi presa por receptação de objetos roubados. O marido de Vanessa e um comparsa, que chegavam em um Peugeot 207 cinza, placa JIB-4149, roubado, fugiram. Houve perseguição, a dupla bateu o carro, derrubou um poste e, mesmo assim, conseguiu escapar a pé.

Salmazo contou que viu o carro com o vidro do motorista quebrado, mas ainda demorou alguns minutos para perceber que o material que estava no porta-malas tinha sido levado. O que mais o preocupou, disse, foi a possibilidade de perder as informações guardadas nos equipamentos. ;Quando a Polícia Militar chegou, mostrei a eles a localização da pasta (indicada pelo aparelho rastreador). Acompanhei os policiais na busca e, no local, eles pediram reforço da 11; Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante). Quando eles entraram na casa, fiz com que meu iPad emitisse um som. Isso facilitou a localização da pasta e do paletó;, lembrou.

De acordo com o executivo, rastreadores e o Sistema de Posicionamento Global (GPS, sigla em inglês) fazem parte de sua rotina há muitos anos. Ele decidiu utilizar os equipamentos por uma questão de segurança. ;Fico em Brasília de segunda a sexta-feira, mas moro em Salvador. Além disso, viajo muito. É fácil me localizarem se acontecer alguma coisa. Minhas filhas também têm iPads com rastreadores. Se perco meu iPad de vez, ainda tenho como deletar as informações contidas nele a distância. No entanto, nunca imaginei que fosse precisar desses recursos;, admitiu.

A polícia continua atrás do marido de Vanessa e do comparsa, que tem um mandado de prisão temporária por extorsão na 10; DP (Lago Norte). Segundo o delegado adjunto da 11; DP, Wisllei Salomão, ainda não é possível dizer se a dupla roubou o carro ou apenas receptou os equipamentos do executivo. ;Isso nós vamos saber quando eles forem capturados. É preciso ouvi-los antes de afirmar qualquer coisa. De qualquer forma, se condenados, eles podem pegar de um a quatro anos de prisão, que é o tempo previsto para ambos os crimes;, explicou.

Segurança
Segundo o especialista em GPS Alex Rodrigues, responsável pelo Portal GPS, um dos maiores fóruns de dicas e debates sobre os equipamentos no Brasil, tanto o rastreador quanto o aparelho de localização global trazem vantagens. ;No primeiro caso, é fácil localizar um objeto roubado ou perdido. A pessoa pode instalar um rastreador em um computador, por exemplo, que não vem com o equipamento. Já o GPS, além de mapeamento, serve para medir trajetos e indicar caminhos para motoristas.;

A margem de erro dos equipamentos de rastreamento e posicionamento civis é de cerca de 3 metros, enquanto os utilizados por militares têm uma precisão de poucos centímetros. O GPS consegue a localização por meio de informações dos satélites. ;A principal função de um equipamento como esse é desenhar mapas, mas a possibilidade de localizar pontos remotos por meio de envio de informação traz toda uma gama de possibilidades para os equipamentos. O rastreador é, basicamente, um GPS dotado de, por exemplo, um celular que envia informações para outros celulares ou para a internet (veja arte);, comparou Rodrigues.

Rodrigues destaca que a localização em tempo real de um veículo rastreado é a principal vantagem do equipamento de segurança. Segundo ele, o princípio de um rastreador para carros e para computadores é o mesmo. ;O que muda é o tamanho e a forma.

O equipamento é mais simples que um GPS para mapeamento, porque não precisa de tela ou display. Sua forma colabora para que ele permaneça escondido e funcionando. Os mais elaborados podem cortar o combustível do veículo, acionar o alarme a distância e até captar e transmitir o que está sendo falado no carro;, detalhou.

Via satélite
Criado em 1973, o Sistema de Posicionamento Global é um aparelho móvel que utiliza informações via satélite para definir pontos e trajetos com exatidão. Ele também é capaz de registrar hora e clima do local em que se encontra. Antes de se tornarem populares, esses aparelhos já eram utilizados na aviação e na navegação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação